Notícias dos Gabinetes
Campanha permanente de gestão dos resíduos sólidos é proposta de Bia de Lima para a Alego
A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de resolução que institui a Campanha Permanente de Gestão dos Resíduos Sólidos no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Segundo a parlamentar, o objetivo é promover a conscientização, a adoção de práticas sustentáveis e a redução do impacto ambiental causado pelos resíduos gerados nas dependências da Casa.
De acordo com a proposta de Bia, a campanha terá ações educativas, informativas e práticas que visem à redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada dos resíduos produzidos no ambiente da Alego.
“O Brasil é signatário da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, comprometendo-se com metas e ações voltadas para a sustentabilidade ambiental. O objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, em específico, trata da promoção do consumo e produção responsáveis, incentivando a redução do desperdício e a gestão eficiente dos resíduos. A gestão adequada do lixo contribui para reduzir emissões de gases de efeito estufa, mas também diminui o descarte inadequado”, afirma a deputada.
“A iniciativa também está alinhada com a responsabilidade social e o papel exemplar que a Alego deve exercer. Nós, da Casa, temos que dar o exemplo. Ao assumir uma campanha permanente, a Casa demonstra seu comprometimento com a educação ambiental, a conscientização da sociedade e a busca por práticas sustentáveis”, ressalta Bia.
Para a implantação do projeto, além de materiais impressos, audiovisuais e digitais, divulgados nos diversos canais de comunicação da Casa, a deputada propõe também o estabelecimento de pontos de coleta seletiva em locais estratégicos da Alego, parcerias com cooperativas, entre outros.