Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem preside sessão solene em homenagem aos 73 anos da UEE-GO
No exercício da presidência, o deputado Mauro Rubem (PT) dirigiu os trabalhos da sessão solene extraordinária em homenagem aos 73 anos da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), realizada nessa terça, 5, no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano. Na solenidade, houve a entrega do Certificado de Mérito Legislativo.
A mesa diretiva foi composta pelo deputado Mauro Rubem, propositor da sessão, pelo presidente da UEE-GO, Ranilson Ferreira Paiva Júnior; pela representante da Associação Nacional de Pós-graduação Daisy Jorge Lima; representante dos estudantes cotistas, Cauan Santana Amorim; representante dos estudantes das universidades públicas, João Pedro Faleiro Guida Mascarenhas; diretora da UEE-GO, Nairmariza Silva de Rezende; e pela chefe da Assessoria-Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás, Ana Rita Marcelo de Castro.
Rubem ressaltou que o trabalho realizado pela UEE-GO ao longo de, aproximadamente, sete décadas, são suficientes para justificar a honraria. “Quero relatar minha alegria pelas diversas correntes políticas que coordenam e constroem os movimentos estudantis. É nessa pluralidade e liberdade de ideias que aprenderemos novas formas de derrotar os males do mundo”.
Ranilson Ferreira Paiva Júnior afirmou que a homenagem é um momento de reflexão comemoração. “Ocasião de olhar para trás e reconhecer todas as conquistas e desafios que superamos e avançamos”. E destacou: “Nossa responsabilidade é nos adaptar às mudanças sociais e garantir uma educação inclusiva e acessível na qual prepara os estudantes para os desafios da vida”. O presidente concluiu seu discurso desejando um feliz aniversário a UEE.
O estudante Cauan Santana Amorim, que falou em nome dos estudantes cotistas, ressaltou que o alunado é o agente da mudança responsável por moldar a identidade do Brasil. “A política de cotas não representa apenas uma resposta às injustiças históricas, mas também um caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. O estudante apontou que as políticas afirmativas buscam, sobretudo, proporcionar oportunidades iguais e destacou que várias pessoas tiveram suas vidas transformadas pela educação.
A conselheira Estadual de Educação, Thais Falone, afirmou que teve a honra de ser a 5ª mulher a presidir a UEE-GO e parabenizou a entidade pelo aniversário dos 73 anos. Ela afirmou que é nítida a maneira prática com que a entidade trabalhou pela inclusão, sempre atuando para que todas as pessoas tenham acesso à educação. “Muitos direitos a favor dos estudantes foram conquistados, como o Passe Estudantil”.
A diretora do Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg), profa. Geovana Reis, que foi a segunda presidente da UEE-GO, também fez uso da palavra e lembrou a importância do papel das mulheres no movimento estudantil e nos espaços de poder. “Essa é uma entidade guerreira, que atravessou todos os desafios (...) pra gente construir uma sociedade mais igualitária e equilibrada (...) é a juventude que vai transformar esse País em um País minimamente mais decente(...) para que nossas vozes sejam mais ouvidas”.
A assessora-adjunta de Atividades Culturais da Alego, Ana Rita de Castro, parabenizou os jovens engajados nos movimentos estudantis, “Não podemos contar a história brasileira sem mencionar a importância da juventude nos processos de transformação, luta e resistência que tem sido travada historicamente. Não podemos falar de nenhuma evolução social sem a presença dos estudantes”.
A diretora da UEE-GO, Nairmariza Silva de Rezende, agradeceu ao deputado Mauro Rubem (PT), propositor da sessão, pela homenagem e pelo espaço dado aos estudantes na Alego uma vez que a atuação da entidade é pela inclusão e respeito aos estudantes. “Essa causa sempre será a principal batalha da União Estadual dos Estudantes de Goiás”.