Notícias dos Gabinetes
Galindo propõe realização de audiência pública em apoio à Campanha Setembro Amarelo
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) propôs a realização de uma audiência pública em apoio ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. A reunião acontecerá no próximo dia 21 de setembro, às 9 horas, na Sala de Comissões Deputado Júlio da Retífica - Bloco B, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
De acordo com dados de 2022, da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que mais de 700 mil pessoas tiram suas próprias vidas todos os anos e os casos estão sendo ainda mais frequentes na região das Américas. O Ministério da Saúde ainda alerta a população para os sinais que podem significar a necessidade de ajuda profissional, como, por exemplo, mudanças de comportamento, isolamento e até diminuição do rendimento escolar.
Na ocasião, estarão presentes os especialistas Wadson Arantes Gama, psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Conselheiro da Comissão Permanente de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP) da 9ª Região; e Nathalia dos Santos, enfermeira especialista em saúde mental pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e gerente de Saúde Mental na Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).
O parlamentar ainda ressalta que a discussão do assunto é pauta de seu mandato frente à presidência da Comissão de Direitos Humanos e deve ser tratada com prioridade não só no mês de setembro, mas durante o ano todo: “Buscamos, com essa audiência, quebrar os estigmas e tabus que envolvem a temática, a fim de que mais pessoas se sensibilizem e se sintam confortáveis ao conversar sobre suas lutas emocionais na busca pela ajuda necessária”.