Notícias dos Gabinetes
Desfile de carros de boi, cavaleiros e muladeiros da Romaria do Divino Pai Eterno virou patrimônio histórico cultural em Goiás
A pedido do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o projeto que transforma o desfile de carros de boi, cavaleiros e muladeiros da Romaria do Divino Pai Eterno, realizado anualmente em Trindade, em Patrimônio Cultural de Goiás.
Segundo a propositura do parlamentar, que é trindadense e participa efetivamente da festividade, a medida ratifica a importância de uma das maiores representações da fé e devoção católica do País, além de valorizar a cultura tipicamente goiana e a identidade do homem do campo.
O desfile de carros de boi, cavaleiros e muladeiros é um dos pontos altos da festa em louvor ao Divino Pai Eterno, realizada há quase dois séculos. No ano de 2023, segundo a Prefeitura de Trindade, mais de 320 carros de boi e cerca de quatro cavaleiros e muladeiros passaram pelo trajeto que vai da praça da Igreja Matriz da cidade até o Carreiródromo Municipal, tornando-se o maior desfile do mundo nesse formato.
Galindo ressalta sua alegria com a sanção da Governadoria para mais um de seus projetos apresentados e reafirma a extrema importância desse reconhecimento para incentivo e valorização do patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado. "É fundamental que saibamos valorizar a nossa rica herança cultural, que enriquece e fortalece as comunidades locais e contribui para a diversidade cultural não só de Goiás mas do Brasil", concluiu o parlamentar.