Rosângela Rezende destaca ações ambientais da Alego na abertura do Seminário Internacional Águas para o Futuro

12 de Setembro de 2023 às 17:35

Na última segunda-feira, 11, Dia Nacional do Cerrado, a deputada Rosângela Rezende (Agir) esteve no município de Rio Quente para a sessão de abertura do Seminário Internacional Águas para o Futuro, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad).

Além da deputada, a mesa contou com a presença da secretária Andréa Vulcanis; dos representantes da Unesco Uruguai, Miguel Doria e Ernesto Fernández Polcuch; e do presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira. As autoridades tiveram um momento de conversa e troca de experiências relacionadas ao tema das águas.

Como representante da Alego e da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosângela falou sobre a sua trajetória enquanto cidadã e pessoa pública na compreensão da necessidade de preservação do meio ambiente. Ela também destacou as ações da Casa relacionadas a esse objetivo, como a estrutura sustentável da nova sede; as atividades da comissão, como o Programa Virada Ambiental e o Curso de Políticas Públicas Ambientais no Âmbito Municipal; e os projetos aprovados em Plenário, em 2023, especificamente a regionalização do saneamento e a entrada de Goiás no Consórcio Brasil Verde.

Amigos da Natureza

Após as explanações, os presentes assistiram à apresentação do coral Amigos da Natureza, da Escola Municipal Limírio Rosa, de Caldas Novas, juntamente com os embaixadores de educação socioambiental do município, os bonecos Iza e Tom. A deputada também foi agraciada com o prêmio "Amiga da Natureza", entregue pela Escola.

Água e desenvolvimento sustentável

Rosângela Rezende ainda participou da oficina temática Água e Desenvolvimento Sustentável, moderada pelo subsecretário de Biodiversidade, Conservação, Segurança Hídrica e Saneamento da Semad, Jorge Werneck. Durante a atividade, foram debatidos, em grupos de trabalho, tópicos para a “Carta de Goiás: Águas para o Futuro, um chamado urgente para a ação”. Segurança hídrica e gestão participativa foram algumas das sugestões apontadas pelos participantes.

“Fico muito feliz em poder ocupar esse espaço de debate, busca ativa por soluções e intercâmbio de informações de grande valor para a preservação das águas e do meio ambiente como um todo. Temos trabalhado bastante para ampliar as ações de educação e proteção ambiental no nosso Estado e, sem dúvidas, seminários como esse nos inspiram a propor novas ideias e testar novas aplicações do que já funciona em outros lugares”, destacou a deputada.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).