Notícias dos Gabinetes
De autoria de Paulo Cezar Martins, Assembleia aprova projeto que regula a navegação de pacientes em Goiás
A Assembleia Legislativa aprovou, em definitivo, projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL) que institui, em Goiás, a Política Estadual de Navegação de Paciente para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama. Conforme o projeto, a navegação de pacientes constitui em um modelo de prestação de serviços centrado no paciente, com foco no contínuo cuidado oncológico, acompanhamento dos casos de suspeita ou de confirmação de câncer de mama e abordagem individual dos pacientes, com o objetivo de prestar orientação e agilizar o diagnóstico e o tratamento específico em cada caso.
O objetivo, de acordo com Paulo Cezar, é auxiliar o sistema de saúde. “Trata-se de um modelo de prestação de serviços centrado no paciente, permitindo que ele se mova em um sistema de saúde complexo, em tempo adequado”, descreve o autor da proposta, em sua justificativa. “O termo abrange todos os passos da jornada do tratamento, com início na comunidade e englobando diagnóstico, tratamento e sobrevida e até mesmo a prevenção”, salienta o parlamentar.
Dada a relevância social, o projeto recebeu o apoio da unanimidade dos parlamentares presentes à sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na tarde de ontem, terça-feira, 11 de setembro.