Notícias dos Gabinetes
Proposta por Mauro Rubem, Alego realizou sessão solene pelos 125 anos da Faculdade de Direito da UFG
Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene na noite dessa quarta-feira, 13, em celebração aos 125 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A solenidade foi realizada no Plenário Íris Rezende Machado e reuniu ex-alunos, servidores e professores da universidade, bem como familiares e amigos. A Faculdade de Direito da UFG, a sexta mais antiga do país, recebeu o reconhecimento oficial do Parlamento pela contribuição ao Estado na formação de quadros qualificados para a administração pública, advogados, magistrados e promotores.
Entre os homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo, estão nomes como do ex-prefeito de Goiânia e superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Pedro Wilson Guimarães, do promotor Haroldo Caetano, do advogado Valério Luiz de Oliveira Filho e do juiz do trabalho aposentado Domingos Athair Martins Baptista, graduado de uma das primeiras turmas de Direito da UFG e um dos advogados mais antigos no Brasil, atualmente com 102 anos de idade.
Domingos Athair não pôde comparecer à solenidade, mas enviou um vídeo, que foi exibido no início da sessão. Na gravação, ele contou um pouco de sua história profissional, que começou na Faculdade de Direito, onde entrou como faxineiro e saiu como bacharel. E disse ainda da sua alegria pela homenagem. “Quero agradecer à Assembleia Legislativa de Goiás e à Universidade Federal de Goiás por essa homenagem, tão significativa para mim e tão cara ao meu coração. Estarei sempre lembrando dessa jubilação.”
Em seu pronunciamento, no exercício da Presidência, o deputado Mauro Rubem ressaltou o simbolismo da homenagem, que integra as comemorações dos 125 anos da Faculdade, no momento que o país atravessa. Rubem disse entender como fundamental o fortalecimento da democracia, a capacidade de envolver as pessoas no processo de reconstruir a nação, reduzindo as desigualdades, distribuindo riqueza e criando oportunidades. “E isso a Faculdade de Direito contribuiu, contribui e age dessa maneira nesses 125 anos. E nós, aqui na Assembleia Legislativa de Goiás, com todas as dificuldades e diferenças, queremos nos ombrear com todos e todas. (...) A nossa Faculdade de Direito é um dos tesouros que o Estado de Goiás tem e que nós entendemos que precisa ser multiplicado, precisa ser preservado e protegido.”
Ao fim de sua fala, o parlamentar pediu uma salva de palmas para os 125 anos de história da instituição.
Diretor da Faculdade de Direito, José Querino Tavares Neto exaltou a trajetória da instituição, que nasceu na antiga Vila Boa, no século 19, e anos depois acompanhou a transferência para a nova capital. Ele lembrou que a história da Faculdade de Direito se confunde com a trajetória da vida do povo goiano, tendo contribuído com a formação de pessoas para a sociedade goiana. “Se você observar em qualquer lugar na sociedade goiana, nas representações políticas, institucionais, no Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia, na própria magistratura, você encontrará ali ex-alunos da Faculdade de Direito.”
Embrião da UFG
Pedro Wilson Guimarães, que foi presidente do Centro Acadêmico 11 de Maio (Caxim), lembrou que a Faculdade de Direito foi o embrião da UFG, que depois deu origem às universidades federais do Tocantins, de Jataí e de Catalão, instituições que deram oportunidade de estudo a milhares de jovens, especialmente os mais pobres.
O ex-prefeito de Goiânia ainda rememorou o importante papel político da Faculdade, inclusive na luta contra a ditadura militar. “Por isso a importância de comemorar a Universidade Federal de Goiás pelos 125 anos da Faculdade de Direito. (...) Por isso essa solenidade é muito importante para a memória, para a história e para nós continuarmos lutando por uma educação pública de qualidade para a juventude brasileira, em especial a goiana.”
Ex-aluno da Faculdade de Direito da UFG e atual presidente da Associação de Egressos da Universidade Federal de Goiás, Eliomar Pires Martins discursou em nome dos homenageados. Ele pontuou o sentido simbólico da homenagem. “Nesse período, nesse momento histórico que o Brasil está vivendo, de redescoberta do ensino superior, da valorização da Universidade, comemorar esse curso, que é o sexto mais antigo de Direito do Brasil, aqui em Goiás, é fundamental. Nós temos que resgatar a autoestima daqueles que valorizam a ciência, valorizam o ensino superior. Então eu quero deixar meu registro em nome dos mais de 100 mil egressos da UFG a essa iniciativa.”
Após a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos 78 homenageados da noite, a sessão foi encerrada.
Foram homenageados:
- Allan Hahnemann Ferreira
- Ana Glécia Luiz Gomes
- Ana Maria de Carvalho
- Andrielly Larissa Pereira Silva
- Antônio Miller Lopes Germano
- Ariane Martins de Brito
- Arivaldo Fernandes de Araújo
- Arnaldo Bastos Santos Neto
- Arthur Santana Silva
- Bárbara Vieira Borges
- Beatriz Teixeira de Jesus
- Cleuton Cesar Ripol de Freitas
- Deborah Lopes de Matos Morais
- Domingos Athair Martins Baptista
- Edilson Salviano Filho
- Eliomar Pires Martins
- Eriberto Francisco Bevilaqua Marin
- Ester Fernandes de Carvalho
- Fabrício de Sousa Santos
- Fabrício Silva Rosa
- Flavio Rodovalho
- Franciele Silva Cardoso
- Gabriel Nogueira Sagrillo
- Gabriel Souza Lima
- Gabriella Araujo de Oliveira
- Kelly Bizinotto
- Giovanna dos Santos Neri Borges
- Glaucia Maria Teodoro Reis
- Glorismar Calaca Menezes
- Haroldo Caetano da Silva
- Heberson Alcantara
- Hélida Carolinne Medeiros de Moraes Silva
- Inaiá Rodrigues Luiz Esteves de Oliveira
- Isabely Barbosa de Oliveira
- Isadora de Jesus Ferreira
- Isadora Zago Santos Rodrigues
- Jéssica Silva Monteiro
- João da Cruz Gonçalves Neto
- João Neto Arantes Bento
- João Pedro de Souza Silva
- João Victor Veloso Conceição
- José Antônio Tietzmann e Silva
- José do Carmo Alves Siqueira
- José Querino Tavares Neto
- Júlia Dias Resende
- Julia Martins Dutra
- Juliana da Silva Matos
- Juliana Rezende Albernaz
- Karini Cruz Nogueira Marra
- Lara Estevão Lourenço
- Lázara Aparecida de Araújo
- Leonardo Andrade Macedo
- Luana Capurro
- Lucas Cardoso de Oliveira
- Lucas José Nunes
- Luciana Rodrigues de Oliveira
- Margareth Pereira Arbuês
- Maria Gabriela Gouveia de Almeida
- Maria Teresinha Campos de Santana
- Marília Goulart Monferrari
- Matheus Ferreira Manso
- Nelson de Lima Santos
- Paulo Manoel Ramos Pereira
- Paulo Martins dos Passos
- Pedro Henrique Melo Albernaz
- Pedro Wilson Guimarães
- Rafaela Félix dos Santos
- Rafaella Martins Freitas Cintra
- Raquel Bueno Rodovalho
- Rosangela Barbosa Silva
- Samuel Lopes Souto
- Silzia Alves Carvalho
- Sofia Santos de Oliveira
- Stephany Machado Correia
- Valério Luiz de Oliveira Filho
- Victor Hugo Felipe Teixeira
- Vitor Mendes Freitas de Oliveira
- Wilson Rocha Fernandes Assis
Texto original: Agência Alego | Edição: Jornalista Roberto Nunes - gabinete 15 | Foto: Will Rosa