Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Rosângela Rezende apoia evento de inclusão aos portadores de deficiências não visíveis

21 de Setembro de 2023 às 08:40
Rosângela Rezende apoia evento de inclusão aos portadores de deficiências não visíveis

Na manhã dessa quarta-feira, 20, a deputada Rosângela Rezende (Agir) participou da primeira mesa do evento “Nem toda deficiência é visível”, sediado no auditório 2, da Assembleia Legislativa. Realizado pelo Agir Goiás, com apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Alego, o evento reuniu representantes de associações e especialistas em uma ação que busca fomentar o debate sobre os direitos das pessoas com deficiências não visíveis. Na mesa, também estavam a secretária de Projetos Especiais da Procuradoria da Mulher, Cristina Lopes; a vereadora Sabrina Garcez; a escritora Liliane Gonçalves Pina e a advogada Valéria Menezes.

As deficiências ocultas são tipos de deficiência que não podem ser identificadas em aspectos físicos do indivíduo, como o autismo, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e a fibromialgia. Essa dificuldade de identificação imediata gera preconceito e, consequentemente, atrapalha o acesso a direitos já adquiridos pelos portadores de deficiências, devido à deslegitimação de sua condição perante a sociedade.

Frente Parlamentar

Na Assembleia Legislativa, Rosângela Rezende apresentou um requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Autista. O objetivo é construir um espaço de discussão e construção de ideias na Casa, para que as políticas públicas cheguem até essa população. “As particularidades das deficiências não visíveis podem até ser um empecilho, mas não podem determinar o modo como falamos sobre isso e nem nos impedir de fazer algo a respeito”, defendeu a deputada.

Entre outros tratamentos e estímulos, as atividades culturais são ferramentas fundamentais na inclusão de portadores de deficiências ocultas. O Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (NAIA), que hoje atende mais de 170 autistas, foi uma das associações convidadas como representação da inclusão que pode ser feita através da cultura e da arte, como o projeto “Autismo do Palco”.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.