Notícias dos Gabinetes
Iniciativa de Paulo Cezar, Assembleia Legislativa cria o Dia Estadual da Pessoa com Deficiênci
Para marcar a semana de luta pelos direitos da pessoa com deficiência, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que institui o mês estadual “Setembro Verde”, dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e ao incentivo à conscientização sobre importância da doação de órgãos.
Pelo projeto, fica instituído o dia 21 de setembro como data oficial de luta pelos direitos da pessoa com deficiência, além do incentivo à doação de órgãos. “É importante conscientizar a sociedade que a luta da pessoa com deficiência é de todos nós”, afirma Paulo Cezar, ao defender um mundo mais inclusivo, justo e fraterno.
A campanha prevê ações educativas nos meios de comunicação, afixação de cartazes e folhetos educativos em órgãos públicos e locais de uso coletivo, realização de eventos e palestras com especialistas.
A proposta também inclui o Dia Estadual de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Mês Estadual “Setembro Verde” no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Goiás.
“Esse será um dia que simbolizará a luta das pessoas com deficiência por uma sociedade mais igualitária, inclusiva e sem barreiras”, sublinha Paulo Cezar, enfatizando que a data terá também o objetivo de conscientizar toda a população acerca da importância da criação de políticas públicas que permitam a inclusão das pessoas com deficiência, principalmente a luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças.
Paulo Cezar assinala ainda que, como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa de Goiás, tem trabalhado na perspectiva da inclusão social. “Essa é mais que uma luta diária, é uma causa nobre, que dignifica o ser humano”, (verbo retirado) enfatizando ainda que “a deficiência é apenas uma condição, não uma limitação”.