Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe Política Estadual de Proteção à Neurodiversidade

21 de Setembro de 2023 às 15:24
Bia de Lima propõe Política Estadual de Proteção à Neurodiversidade

Neste 21 de setembro, em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que institui em Goiás a Política Estadual de Proteção à Neurodiversidade, com o objetivo de promover a inclusão, igualdade de oportunidades, respeito e proteção aos indivíduos neurodivergentes.

Para os fins do PL, é considerado "neurodiversidade" a diversidade de características e funcionamentos neurológicos e cognitivos na população, reconhecendo que as diferenças na forma como as pessoas pensam e experimentam o mundo são parte natural da diversidade humana.

O PL estabelece, dentre as diretrizes da Política: assegurar o acesso à avaliação, diagnóstico e atendimento multiprofissional para pessoas neurodivergentes; incentivar a formação e capacitação de profissionais especializados no atendimento às pessoas neurodivergentes, bem como de pais e responsáveis; desenvolver programas de diagnóstico precoce para facilitar intervenções e tratamentos eficazes; promover a acessibilidade universal e a adaptação de ambientes e serviços para atender às necessidades de pessoas neurodivergentes.

A proposta considera como quadros de neurodivergência, entre outros: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); síndrome de Asperger; síndrome de Tourette; dislexia; Transtorno do Processamento Sensorial (SPD); Transtorno do Espectro Obsessivo-Compulsivo (TOC); síndrome de Williams; síndrome de Down; transtorno bipolar; esquizofrenia.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.