Notícias dos Gabinetes
Lineu Olimpio marca presença na VIII Feira Internacional das Esmeraldas em Campos Verdes
A convite do prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana dos Municípios no estado de Goiás (FGM), Haroldo Naves, o deputado Lineu Olimpio (MDB) marcou presença na VIII Feira Internacional das Esmeraldas, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de Setembro.
O evento reuniu representantes do setor de pedras preciosas, indústria da mineração do Brasil e do mundo para uma série de debates, exposições de joias, comércio de pedras preciosas, negócios, turismo mineral e shows com cantores de renome nacional.
O deputado estadual Lineu Olimpio participou, junto com sua equipe e os visitantes da feira, da oportunidade de garimpar esmeraldas com as próprias mãos no "Garimpe e Pague", além da experiência de explorar as minas com profundidades de até 200 metros.
“Quero parabenizar o prefeito Haroldo Naves e o governador Ronaldo Caiado pelo trabalho à frente dessa ação fundamental que valoriza e mostra todo o potencial em pedras preciosas dessa rica região, além de discutir questões ambientais e contribuir para a cooperação internacional no desenvolvimento dos recursos naturais”, destacou o deputado Lineu Olimpio
Economia
Desde 2017, Campos Verdes tem sido um ponto de atração para investimentos de mineradoras de capital internacional e nacional. Dados de estudos geológicos da Prefeitura indicam que aproximadamente 90% das reservas minerais de esmeraldas ainda estão no subsolo do município, aguardando exploração adequada. Esse potencial atrai olhares internacionais interessados na riqueza mineral da região.
O evento gerou em média R$14 milhões em negócios efetivos e atraiu cerca de 45 mil visitantes de 12 estados, contando com a participação de 40 expositores em 30 estandes e 18 pontos de comercialização na Praça de Alimentação.
Potencialidade
Campos Verdes já foi um dos principais produtores de esmeraldas até a década de 1990. Atualmente, o município busca retomar sua posição de destaque nessa produção, além de valorizar subprodutos valiosos, como o xisto, que anteriormente era descartado. A cidade exporta suas preciosidades para diversos países, como Índia, China, parte da comunidade europeia e Estados Unidos.
O prefeito Haroldo Naves vem implementando um novo modelo para impulsionar a venda do xisto e da esmeralda. A lei de 2002, conhecida como “Garimpe e Pague”, estimulou as mineradoras a destinarem 30% da venda do xisto à população. Essa iniciativa reativou as atividades de mineração na região e atraiu novas empresas interessadas em trabalhar na cidade.
Pesquisas indicam que metade das pessoas que participam do “Garimpe e Pague” depende dessa renda. A extração mineral em Campos Verdes nunca deixou de acontecer e agora, com a Feira das Esmeraldas, a cidade mostrou ao mundo todo seu potencial em pedras preciosas, atraindo cada vez mais olhares internacionais interessados em explorar essa riqueza escondida no subsolo goiano.