Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar propõe a criação do Dia Estadual do Atleta Paralímpico
O deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 26, projeto de lei que institui o Dia Estadual do Atleta Paralímpico em Goiás.
Pelo projeto, a data será comemorada em 22 de setembro de cada ano, com objetivo de homenagear e incentivar o trabalho dos atletas paralímpicos. No Dia Estadual deverão ser desenvolvidas ações esportivas e educativas, campanhas e debates, visando divulgar os atletas e fomentar o esporte.
Paulo Cezar explica que a data sugerida na proposição coincide com a Dia Nacional do Atleta Paralímpico, instituído pela Lei Federal nº 12.622, de 8 de maio de 2012, e é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 1989. “É muito importante dar visibilidade aos atletas paralímpicos, até como forma de mostrar à sociedade que não existe limitação, apenas diferença”, afirma Paulo Cezar.
A proposta é que o Dia Estadual do Atleta Paraolímpico passe a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
O esporte paralímpico nasceu na década de 1940, quando países como Inglaterra e Estados Unidos tiveram a iniciativa de organizar competições, nas quais participariam veteranos da II Guerra Mundial com lesões medulares. O esporte também foi utilizado como parte do processo de reabilitação social e física desses pacientes.
Ao longo da história, diversos atletas com deficiência física participaram de edições dos Jogos Olímpicos, obtendo excelentes resultados. O Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos em 1976, conseguindo sua primeira medalha na edição seguinte.