Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima exige legendas em conteúdos audiovisuais produzidos em Goiás
Na data que marca o Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, a deputada Bia de Lima (PT) apresentou um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da legendagem de conteúdo audiovisual produzido em Goiás. Segundo ela, a iniciativa tem como objetivo garantir o acesso equitativo a informações e entretenimento para pessoas com deficiência auditiva.
“A legendagem de conteúdo audiovisual é fundamental para garantir o acesso à informação, cultura e entretenimento por parte das pessoas com deficiência auditiva. É uma medida que não beneficia apenas as pessoas com deficiência auditiva, mas também estrangeiros que desejam entender o conteúdo em língua estrangeira, crianças em processo de alfabetização e, mesmo em situações em que o áudio não pode ser ouvido”, afirmou Bia de Lima.
Conforme a proposta, considera-se conteúdo audiovisual, para a lei, qualquer material produzido ou veiculado no Estado, incluindo programas de televisão, filmes, vídeos na internet, produções institucionais, entre outros.