Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide que mapeia mananciais de Goiás é aprovado em definitivo

27 de Setembro de 2023 às 14:52
Projeto de Antônio Gomide que mapeia mananciais de Goiás é aprovado em definitivo

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que institui as diretrizes para a identificação, mapeamento, recuperação e preservação de nascentes de água de Goiás foi aprovado em definitivo na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 26. O texto segue para sanção do Executivo.

Com isso, Antônio Gomide quer identificação e localização das nascentes de água até 31 de dezembro de 2022, através de levantamento cartográfico, além da universalização das informações através da publicação oficial e disponibilização gratuita dos dados em múltiplas mídias.

O projeto ainda prevê a demarcação das áreas de nascente com sinalização indicativa, incluindo nome, endereço da nascente e telefone para denúncia de crimes ambientais até 31 de dezembro de 2023. Além disso, o Estado também deverá promover a realização de campanhas educativas para conscientização das populações locais sobre a importância da preservação das nascentes de água.

Além disso, prevê o estudo e implantação de ações para recomposição de matas ciliares no entorno das nascentes até 31 de dezembro de 2024 e ainda a adoção de medidas contínuas voltadas à proteção e recuperação dos mananciais e das condições sanitárias dos núcleos urbanos e rurais.

“A preservação das fontes de água de Goiás é medida urgente para evitar os prejuízos causados por anos de degradação ambiental”, diz Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.