Notícias dos Gabinetes
Romeiros e Romaria do Divino Pai Eterno são pautas de projetos do deputado Cristiano Galindo
Com o propósito de valorizar a história e cultura religiosa de Goiás, o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) protocolou uma série de projetos de leis, na Assembleia Legislativa, que visam reconhecer a importância da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, a tradicional Romaria de Trindade. Realizada entre a última semana do mês de junho e primeira semana do mês de julho, a festividade é uma marca da fé católica, movimenta o cenário econômico goiano e tem atraído milhões de pessoas todos os anos para a Capital da Fé, localizada na região Metropolitana de Goiânia.
Aprovadas preliminarmente, as três medidas propostas pelo parlamentar destacam atos realizados durante os dez dias do evento. Em primeiro plano, um deles dispõe sobre o registro da Romaria ao Divino do Pai Eterno como Patrimônio Histórico e Cultural Goiano. Segundo a justificativa de Galindo, a simbologia por trás da tradição está presente não só nas atitudes de devoção, mas nas igrejas, missas, novenas, procissões, desfiles e na própria Caminhada da Fé, trajeto de, aproximadamente, 18 quilômetros percorridos pelos fiéis.
Na oportunidade, o deputado aproveitou para propor aos deputados a declaração da Novena do Divino Pai Eterno com a mesma titulação que receberá o festejo, tornando-a também Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás. O projeto requer a valorização dessas tradicionais celebrações religiosas, que acontecem em todos os horários do dia, inclusive nas madrugadas, e são uma forte característica da romaria durante o período citado.
Por conseguinte, dentro do mesmo âmbito, outra propositura do líder do Solidariedade intenta a criação do Dia do Devoto do Divino Pai Eterno, cuja finalidade é a sua inserção no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. A ser celebrado anualmente no primeiro domingo de julho, a escolha da data é sinalizada pelo encerramento da festividade, que reúne milhares de “Filhos do Pai Eterno” na praça da Igreja Basílica da cidade.
Galindo, que é trindadense de coração, além de ser também membro colaborativo da Romaria, salienta que a tradição perpassa o aspecto religioso e “é um evento que fortalece não só a fé individual, mas coletiva. Temos a valorização de outros pontos, como, por exemplo, o turismo e a economia local; a preservação da identidade goiana e a espiritualidade de nosso povo. É uma junção de eventos que mostra quem nós somos, não só para outras partes do Estado, mas para todo o Brasil”.
Destaque para 2023
Considerada a maior celebração religiosa do Centro-Oeste, com o lema “O Pai Eterno nos chama e nos envia”, última edição da tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno registrou a marca de mais de 3,6 milhões de visitantes em 2023. Acolhendo fiéis de todas as partes do País e até do restante do mundo, a festividade aconteceu nos dias 23 de junho a 2 de julho, movimentou milhões da economia do município e consagrou Trindade no cenário do turismo goiano. Segundo a prefeitura da cidade, a edição de 2024 já está sendo preparada e promete receber ainda mais devotos.