Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Avança projeto de Amilton Filho que proíbe exposição de consumidor por suspensão de fornecimento de energia elétrica

27 de Setembro de 2023 às 18:05
Avança projeto de Amilton Filho que proíbe exposição de consumidor por suspensão de fornecimento de energia elétrica

O processo nº 119/2023 do deputado Amilton Filho (MDB), que "veda a afixação de lacres ou marcações que exponham o consumidor ao ridículo em unidades consumidoras, cujo fornecimento de energia elétrica esteja suspenso", foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue, agora, para a votação em Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) .

De acordo com a propositura, as concessionárias de serviço público de energia elétrica só podem ativar marcações e adesivos nas unidades consumidoras para fins de manutenção da segurança da prestação de serviços e do consumidor, conforme resolução normativa da Aneel". Caberá ao Procon Goiás a fiscalização, sendo que o descumprimento pode acarretar multas ao infrator.

O projeto de Amilton foi apensado ao processo nº 275/23, de autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB), que "ficam as empresas de concessão de serviços públicos de energia proibidas de colar adesivo no medidor da casa do consumidor que não pagou a fatura, ao efetuar o corte do fornecimento de energia elétrica.

Na justificativa, Amilton Filho destaca que visa coibir qualquer tipo de constrangimento enfrentado pelos consumidores. “Essa medida não quer estimular a inadimplência, mas assegurar sua privacidade financeira daqueles que por ventura ainda não efetuaram o pagamento de suas faturas”, frisa o deputado.

Assessoria de Comunicação

Amilton Filho – Deputado Estadual

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.