Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem comenta decisão do Governo de acabar com os professores de apoio para pessoas com deficiência
Durante sessão ordinária dessa quarta, 27, o deputado Mauro Rubem (PT) criticou o governador Ronaldo Caiado e a secretária de Estado da Educação, Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira, por terem retirado os professores de apoio das salas de aula.
Mauro disse que “eu tenho recebido dezenas e dezenas de mensagens da população. O que fazer com os seus filhos, com os jovens, que estão na rede pública estadual de ensino, e que não têm o professor de apoio para poderem ter acesso ao conteúdo, nas deficiências individuais que eles possuem. Experiência que o Estado já tem há 15 anos”.
O deputado reforça que o professor de apoio é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem inclusivo, necessário às pessoas que possuem alguma deficiência. “Negar esse direito às famílias é uma crueldade. O que dizer sobre um governador e essa secretária de Educação que nega o direito de alguém, com deficiência, de ter a oportunidade de acessar a escola e se desenvolver?”.
Por fim, Mauro reconheceu a importância do trabalho dos professores de apoio que, ao longo dos anos, conseguiram ajudar centenas de jovens com diversos tipos de deficiência e, que se formaram e conseguiram conquistar um espaço no mercado de trabalho. “O governo tem dinheiro para tudo, mas não tem dinheiro para incluir uma pessoa com deficiência”.