Notícias dos Gabinetes
Galindo propõe a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre o Retinoblastoma
Em referência ao Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, comemorado em 18 de setembro, o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou, em Plenário, um projeto de lei que propõe a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre o Retinoblastoma em Goiás.
A proposta surge em reconhecimento à importância do diagnóstico precoce e tratamento dessa doença ocular, que acomete principalmente as crianças e responde por cerca de 3% dos cânceres infantis. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos passa dos 400 por ano e cerca de 60% e 75% deles são esporádicos. Uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente. Por isso, o diagnóstico prematuro de retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento e aumento dos índices de cura em 90%.
O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, um reflexo branco e opaco na pupila, conhecido como “olho de gato”, enquanto em olhos saudáveis esse reflexo é vermelho. A “mancha” indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impedindo, assim, a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias ópticas não se desenvolvem e atrofiam.
Na oportunidade, o deputado ainda defende a divulgação da realização do “Teste do Olhinho”, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para todos os recém-nascidos e sua repetição, com frequência até os cinco anos, faixa etária mais atingida pelo retinoblastoma.
Espera-se que essa iniciativa de Galindo sirva de alerta à população sobre como se desenvolve o problema, contribua para a redução do número de casos mais graves da doença e fomente a elaboração de material educativo e campanhas de conscientização para a divulgação de informações nos principais meios midiáticos públicos.
O parlamentar justifica que, a ser comemorada na semana do dia 18 setembro, a medida deve ser incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás e conta com o apoio dos demais deputados para que o projeto seja encaminhado à sanção da Governadoria.