Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Galindo propõe que Estado ofereça tratamento por hemodiafiltração para portadores de doenças renais

04 de Outubro de 2023 às 16:17
Galindo propõe que Estado ofereça tratamento por hemodiafiltração para portadores de doenças renais

O deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) protocolou um projeto de lei que prevê a disponibilização do tratamento de hemodiálise por hemodiafiltração on-line em todo Estado de Goiás para pacientes portadores de doenças renais crônicas inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo a justificativa do parlamentar, a técnica é moderna, efetiva e possui inúmeras vantagens em comparação a outros tratamentos dialíticos. A terapia, provida de altos recursos tecnológicos, consiste na utilização de um filtro específico através de uma máquina capaz de remover as toxinas existentes no organismo do paciente em maior volume, que normalmente não são retiradas pela hemodiálise convencional.

Ao propor a medida, Galindo visa garantir um conforto maior para os pacientes, que já enfrentam grandes dificuldades com problemas renais: “Atualmente, no tratamento de hemodiálise, presenciamos, por exemplo, quedas bruscas de pressão, dores de cabeça e náuseas. A hemodiafiltração, além de possibilitar a redução desses sintomas, é o que mais se aproxima do que é um rim saudável e torna mais rápida a recuperação dos enfermos”.

Desde o início de seu mandato, o deputado tem apresentado uma série de propostas para o âmbito da saúde e bem-estar dos cidadãos goianos. A propositura ainda estabelece que o Poder Executivo seja responsável por executar, custear e adquirir os equipamentos necessários ao tratamento, que será fornecido através de clínicas públicas ou conveniadas.

Gabinete Dep. Cristiano Galindo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.