Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro promove audiência púbica sobre os desafios, regulamentação e uso medicinal da cannabis pelo SUS

05 de Outubro de 2023 às 09:26
Mauro promove audiência púbica sobre os desafios, regulamentação e uso medicinal da cannabis pelo SUS

Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), em parceria com o coletivo Mente Sativa e a Marcha da Maconha, aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 4, no auditório 2 da Assembleia Legislativa (Alego), a discussão sobre os desafios, modelos de regulamentação e acesso ao tratamento medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados ao uso da maconha.

Compuseram a mesa de debates, além do deputado, a advogada e coordenadora do Mente Sativa, Kelly Cristina Gonçalves; o sociólogo Marcelo Soldan; o militante do Movimento de Direitos Humanos e diretor do Mente Sativa, Fabrício Rosa; a educadora canábica Luna Vargas; a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Abadia dos Reis Nascimento; o promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Mário Caixeta; e o defensor público Tairo Esperança.

Ao abrir o evento, Rubem destacou a importância de não atrasar o Brasil em relação ao tratamento de saúde e à liberdade das pessoas no que diz respeito ao uso recreativo da maconha. Ele ressaltou que a cannabis é uma questão mundialmente debatida e faz parte de estratégias de redução de danos e eliminação de drogas prejudiciais, como crack e cocaína. “É fundamental reconhecer o protagonismo dos movimentos sociais e ativistas que lutam pela causa, quebrando preconceitos e promovendo a conscientização”.

O deputado abordou a importância econômica da maconha, não apenas para a vida das pessoas, mas também para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ele destacou que a audiência pública faz parte de uma série de programações relacionadas à cannabis, incluindo a Marcha da Maconha, programada para o próximo domingo, 8, e debates subsequentes sobre o tema.

O legislador enfatizou a necessidade de atualizar as políticas brasileiras em relação à cannabis, mencionando que, em muitos aspectos, “o país parece estar preso no século 15 em sua abordagem ao tema”. O deputado encerrou sua fala expressando sua determinação em continuar trabalhando na defesa dos direitos e na promoção de políticas mais informadas em relação à cannabis, visando o bem-estar da população brasileira.

Desde 2011, a Semana pela Legalização da Maconha em Goiânia tem se dedicado a estimular o debate em torno da redução de danos e do uso medicinal dessa planta. A proibição vigente, segundo os organizadores, acarreta consequências severas, incluindo o financiamento do crime organizado, a superlotação de prisões com pessoas de baixa renda e pequenos usuários em detrimento do grande traficante, que raramente fica preso, e a escassez de pesquisas médicas aprofundadas.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.