Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide pede que LDO, já divulgada pela imprensa, seja lida em plenário

05 de Outubro de 2023 às 11:14
Antônio Gomide pede que LDO, já divulgada pela imprensa, seja lida em plenário

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) utilizou o pequeno expediente da sessão ordinária dessa quarta-feira, 4, para solicitar a leitura em Plenário do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em sessão.

Gomide apontou o fato de já terem sido veiculadas reportagens sobre a LDO, sem que a leitura que oficializa a matéria no Legislativo sequer tenha ocorrido. Ele viu impropriedade em que a LDO seja “debatida via imprensa, antes de ter um relatório técnico, e de ser lida”.

Após a fala na tribuna, alguns parlamentares alegaram que o projeto já é de conhecimento, porque já foi enviado em mensagens no grupo dos deputados pelo WhatsApp.

Contudo, a leitura em Plenário é o que oficializa a tramitação da matéria, até porque ela passa pela Procuradoria da Alego, onde pode ser apontada alguma inconsistência. Se isso ocorre, o órgão de assessoramento jurídico evita a leitura ou a divulgação de projeto de lei que depois terá de ser ajustado pela Assembleia.

O presidente da Assembleia, Bruno Peixoto (UB), confirmou de imediato que enviou o projeto no grupo dos deputados e que algum colega parlamentar ou assessor deve ter repassado para os meios de comunicação.

Conforme ele, o projeto da LDO está na Procuradoria para averiguar a parte legal e o cronograma de tramitação. “Assim que a Procuradoria concluir a análise técnica, faremos a leitura e depois o projeto será enviado para a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento”, destacou Peixoto.

A leitura da proposta orçamentária do governo estadual é ansiada entre os parlamentares também porque desejam apresentar emendas individuais ou coletivas. O presidente da Alego informou, inclusive, que a Procuradoria da Casa já está calculando o valor das emendas.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.