Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Dra. Zeli apresenta projeto sobre a realização do teste de daltonismo nas escolas

19 de Outubro de 2023 às 17:45

Na última terça-feira, 17, a deputada Dra. Zeli (UB) apresentou um projeto de lei durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa, que dispõe sobre realização do teste de cores ishihara, visando o diagnóstico do daltonismo nos alunos da rede estadual de ensino de Goiás.

O daltonismo é uma deficiência visual hereditária que afeta a capacidade de distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde. Assim, é capaz de afetar a percepção de certas informações gráficas, como gráficos e diagramas. Devido à falta do diagnóstico indicado, os educadores podem erroneamente interpretar a dificuldade do aluno em entender certos conceitos como falta de interesse ou habilidade, quando na verdade pode ser uma questão relacionada ao daltonismo.

Sendo assim, ter conhecimento sobre aluno com daltonismo permite que a instituição faça os ajustes necessários para acolher a criança. Isso pode envolver a escolha de cores contrastantes em quadros-negros, material impresso e projetos visuais, de modo a tornar o conteúdo acessível a todos os alunos.

“A urgência em garantir a realização do teste é sentida diariamente pelos alunos e professores da rede estadual de ensino. Nosso trabalho é primordial para uma educação de qualidade. Estamos focados em buscar melhorias”, afirma a parlamentar.  

Se sancionado, a rede pública estadual de saúde deverá realizar programas como mutirão anual para detectar o daltonismo, com ampla divulgação através dos meios de comunicação institucionais e privados.

Gabinete Dep. Dra. Zeli Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.