Procuradora da Mulher, deputada Rosângela Rezende recebe o 1º Encontro da Procuradoria da Mulher da Câmara Federal Itinerante

27 de Outubro de 2023 às 18:30

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Goiás, em conjunto com a Procuradoria da Mulher da Câmara Federal, realizou, na manhã desta quinta-feira, 26, o 1º Encontro da Procuradoria da Mulher Itinerante. O evento, que aconteceu no Auditório 2, do Palácio Maguito Vilela, teve como objetivo estimular a criação de novas procuradorias legislativas nas cinco regiões brasileiras.

As procuradorias também visa efetivar o trabalho em rede para melhor defesa dos direitos das mulheres, fomentar debates para o aumento da presença feminina na política e estimular o empreendedorismo feminino.

A mesa de discussão foi presidida pela atual procuradora da Mulher da Alego, a deputada Rosângela Rezende(Agir),  e contou com a presença da procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada Soraya Santos; da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada federal Lêda Borges; da 3ª procuradora-adjunta da Mulher, a deputada federal Delegada Ione; da senadora suplente Izaura Cardoso; das deputadas federais por Goiás, que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Morais e Silvye Alves; e das procuradoras-adjuntas da Alego, as deputadas Bia de Lima e Dra. Zeli.

Também estavam presentes vereadoras de diversas cidades de Goiás e autoridades ligadas ao Poder Judiciário e à iniciativa privada, todas unidas com a finalidade de trocar experiências e trazer informações cruciais sobre a função e atuação das procuradorias federais, estaduais e municipais.

Interlocução com municípios

Ao fazer uso da palavra, a deputada Rosângela Rezende fez questão de parabenizar a iniciativa da Procuradoria Itinerante e frisou a importância do combate à violência contra a mulher: “Acredito que essa caravana tem grande relevância em levar informações e fazer interlocução com os municípios. A Procuradoria não é só um lugar de chegada. Ela também é um lugar de acolhimento e de encaminhamento para os órgãos competentes. Tenho certeza que esse evento vai fazer eco nas ações que precisamos realizar para promover mudanças no que tange às agressões praticadas em detrimento das mulheres”.

A procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada Soraya Santos, salientou que é difícil falar em violência contra a mulher sem a participação dessas na política, sendo a representatividade uma chave para o desenvolvimento de leis que as beneficiem.  “O trabalho em rede pode garantir o aumento do número de cadeiras nos legislativos. Quanto mais mulheres no Parlamento, maior a possibilidade da construção de pautas humanitárias".

Pilares da Procuradoria

A deputada também explicou que a Procuradoria da Mulher é fundamentada em quatro pilares de atuação: combate à violência política de gênero, combate à violência como um todo, trabalho em rede e estímulo da autonomia econômica das mulheres vítimas de violência.

Com uma programação extensa, a solenidade dispôs da colaboração de todas as autoridades que compunham a mesa, além da participação em formato remoto da procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Ramos, e das representantes do Ministério Público Federal, Raquel Branquinho, e do Conselho Nacional de Justiça, Daiane Nogueira de Lira.

Goiânia foi a primeira capital a participar do projeto da Procuradoria da Mulher Itinerante por ser capital do Estado com o maior número proporcional de deputadas federais, e por ter uma Procuradoria que trabalha de maneira suprapartidária, já que cada uma das quatro deputadas da Alego vai ocupar o posto de procuradora por um ano da Legislatura 2023-2026.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).