Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar cobra ações concretas para reduzir fila de espera por cirurgias eletivas em Goiás
O deputado Paulo Cezar Martins (PL) ocupou a tribuna na tarde desta terça-feira, 31, para lamentar que Goiás continue ocupando o primeiro lugar no ranking de estados com maior número de pessoas aguardando cirurgias eletivas.
Paulo apresentou um mapa do Ministério da Saúde, no qual Goiás aparece na primeira posição, ao lado de São Paulo e Rio Grande do Sul. Também mostrou, recorrendo a dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde, que no momento 1.292 aguardam leito hospitalar em Goiás.
O decano lembrou que mais de um milhão de pessoas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de cirurgias eletivas em todo o Brasil.
O número aparece no relatório mais recente do Ministério da Saúde sobre o andamento de um novo programa do Governo federal, que pretende repassar recursos para reduzir a espera por cirurgias, exames e consultas na rede pública de saúde.
O tamanho da fila de espera é de 1.082.795 pessoas em todo o Brasil. Goiás, destacou Paulo Cezar, está no topo da lista, com 125.984 pessoas aguardando serem chamadas. “Disse e repito: essa é a fila da vergonha”, arrematou.