Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Comenta sobre a criação do Estatudo do Portador de Câncer

14 de Maio de 2009 às 17:27

O deputado Helio de Sousa (DEM) disse que está em fase adiantada o trabalho de elaboração do anteprojeto do Estatuto do Portador de Câncer. “Estamos de comum acordo com a equipe da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), que já trabalha essa questão, bem como com a Associação de Combate ao Câncer de Goiás, especialmente com os profissionais do Hospital Araújo Jorge”, frisou o parlamentar democrata.

E acrescentou: “Estamos, conjuntamente, trabalhando um anteprojeto para poder vislumbrar a questão do Estatuto do Portador de Câncer. Entendemos que é muito interessante a proposta, porque ela vislumbra que temos condições que o Estado possa oferecer junto com a comunidade para que o portador, principalmente aquele com maiores dificuldades econômicas, tenham todos os direitos inerentes ao seu tratamento”.

Helio de Sousa, que é médico,  ponderou que muitas vezes por falta de uma estrutura mínima, quer seja de transporte, quer de moradia, ou mesmo de dificuldade para compra de medicamento, o portador de câncer perde a seqüência do seu tratamento. “E muitas vezes isso é vital para ele, porque perde então a sua imunidade”, ressaltou o deputado.

Para Helio de Sousa, essa proposta é importante, porque vai permitir avanços no tratamento da pessoa portadora de câncer. “Esse estatuto vai permitir que a gente avance em condições, para que a vida e os direitos do portador sejam preservados”, enfatizou.

Adiantou que pretende promover uma ampla discussão da proposta de anteprojeto na Assembleia Legislativa. “Vamos ter audiência pública com a área acadêmica, com a área científica e com os portadores, para que, dentro de uma realidade concreta, a gente possa fazer a melhor proposta possível”, concluiu o deputado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.