Álvaro defende aproximação entre Poderes

17 de Junho de 2009 às 16:13
Parlamentar participou de evento promovido pelo TJ, onde foi apresentado um raio x do Judiciário goiano.

Com o objetivo de aproximar os Poderes Judiciário e Legislativo, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Paulo Teles, promoveu um almoço para se reunir com os 41 parlamentares estaduais. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 17, em área reservada do Lancaster Grill, em Goiânia. “Considero positiva esta iniciativa. Os municípios goianos tem muito a ganhar com a maior proximidade entre a Assembléia e o Tribunal de Justiça”, defende o Deputado Álvaro Guimarães (PR), que marcou presença no evento.

Na oportunidade, o Desembargador Paulo Teles apresentou o programa de instalação de 8 novas comarcas, criadas por meio de Projeto de Lei, aprovado em dezembro pelo Parlamento goiano. “Tive a honra de ser relator dessa importante matéria. Tenho certeza de que as novas comarcas vão ajudar a ‘desafogar’ o sistema judiciário, que sofre maior necessidade em sua base, nas chamadas comarcas de entrância inicial”, ressalta o itumbiarense.

Segundo o presidente do Judiciário, a carga de trabalho do magistrado goiano vem crescendo diante do aumento das demandas nos primeiro e segundo graus de jurisdição. Em 2007, conforme dados oficiais do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o Judiciário de Goiás recebeu quase 500 mil novos casos e mais de 535 mil em 2008. Um aumento de 8,1%, ou seja, quase 40 mil processos judiciais a mais.

A primeira das 8 comarcas previstas no programa foi instalada em Aruanã, no dia 22 de maio. Para a região Sul, um acordo entre o Deputado Álvaro Guimarães, na condição de relator do projeto, e o ex-presidente do TJ, Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, possibilitou a criação da Comarca de Cachoeira Dourada, atendendo a uma antiga reivindicação.

O compromisso assumido pelo antecessor agora é cumprido por Paulo Teles. Recentemente, o Desembargador recebeu em seu gabinete o Prefeito de Cachoeira, Robson Lima (PSB), vereadores e o próprio Deputado, representante daquela cidade. Eles assinaram a escritura do terreno doado ao TJ pela administração municipal para a construção do Fórum e pré-agendaram a data de inauguração para janeiro de 2010, juntamente com a instalação da comarca. “Estamos satisfeitos com o andamento desse processo e felizes em saber que Cachoeira Dourada terá seu Fórum pronto e inaugurado na mesma ocasião em que a Comarca será instalada”, conclui Álvaro Guimarães.