Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima promove atividades do Novembro Negro em comemoração ao Dia da Consciência Negra
A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, até o dia 30, uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no estado de Alagoas.
Com o tema Novembro Negro, as comemorações tiveram início nessa quarta-feira, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, com a abertura da exposição “Deusas da Justiça”, do artista plástico Elson Nascimento. Realizada em parceria com a Seção de Atividades Culturais da Alego, a mostra, que se encerra no dia 30, é composta por 13 telas onde estão retratadas mulheres negras que representam Têmis, a deusa da justiça, na mitologia grega.
Nos dias 20 e 21, durante todo o dia, empreendedores negros realizarão a Feira Preta, com a comercialização de vestuários, acessórios, bijouterias e doces da cultura afro. Nesses dias também será realizado workshop sobre diversidade capilar.
Dia 21, alunos de escolas públicas que aplicam a Lei nº 10.639/2003 promovem, às 14 horas, na explanada da Alego, o já tradicional Abraço Negro, que traz o tema Racismo e Comunicação. O projeto, iniciado há 23 anos, na Escola Municipal Evangelina Pereira da Costa, na Chácara Recreio São Joaquim, e hoje realizado em diversos municípios goianos por meio das Regionais Sindicais do Sintego e ainda em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Bahia. A Lei nº 10.639/2003 torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas de todo o País.
Ainda no dia 21, a deputada Bia de Lima promove, às 19 horas, no Plenário Iris Rezende, uma sessão solene que homenageará ativistas do movimento negro com o certificado Glória Maria, jornalista morta há nove meses, que muito contribuiu na luta antirracista.