Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Clécio Alves comemora aprovação de projeto que beneficia pessoas com TDAH e dislexia

13 de Novembro de 2023 às 18:28
Clécio Alves comemora aprovação de projeto que beneficia pessoas com TDAH e dislexia

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou nesta segunda-feira, 13, a aprovação em segunda votação do projeto de lei nº 2211/23, de autoria do deputado estadual Clécio Alves (Republicanos). A proposta visa ampliar os benefícios para pessoas diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia, promovendo maior inclusão e igualdade nos concursos públicos e vestibulares realizados no Estado.

O projeto, que agora aguarda apenas a assinatura do autógrafo de lei pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, Clécio Alves, que exercerá a presidência da sessão, sugere a alteração da Lei n° 19.913, de 18 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o atendimento especializado para pessoas com TDAH e dislexia em concursos públicos e vestibulares.

A legislação estadual já prevê a concessão de tempo adicional para pessoas diagnosticadas com esses transtornos de desenvolvimento, permitindo que elas tenham condições adequadas para responder às provas. No entanto, o projeto de lei propõe uma importante modificação ao estabelecer o dobro do tempo para esses candidatos, especialmente nas provas dos exames realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO).

O deputado Clécio Alves argumenta que tanto a dislexia quanto o TDAH são distúrbios cerebrais que afetam significativamente a aprendizagem e prejudicam habilidades como a codificação, leitura, escrita, atenção, concentração e capacidade de concluir tarefas. Além disso, esses transtornos podem impactar a memória e a interpretação de textos, tornando desafiadora a realização de provas e exames.

"Esse projeto de lei é fundamental para assegurar a igualdade e a razoabilidade em relação aos demais candidatos. É uma medida que visa a garantir que pessoas com TDAH e dislexia tenham a oportunidade de demonstrar seu potencial em igualdade de condições, permitindo que eles alcancem seus objetivos acadêmicos e profissionais", afirmou o deputado Clécio Alves.

A aprovação do projeto de lei representa um avanço significativo na promoção da inclusão e na garantia dos direitos das pessoas com TDAH e dislexia no Estado de Goiás. Com a assinatura do autógrafo de lei pelo presidente da Assembleia, Clécio Alves, a medida estará pronta para ser implementada, beneficiando um grande número de cidadãos que enfrentam desafios relacionados a esses transtornos.

Gabinete Dep. Clécio Alves Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.