Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide propõe projeto de lei que favorece economia solidária em Goiás

14 de Novembro de 2023 às 16:22
Antônio Gomide propõe projeto de lei que favorece economia solidária em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta terça-feira, 14, que propõe instituir o Dia Estadual da Economia Solidária, a ser celebrado anualmente em 15 de dezembro. O objetivo principal da iniciativa é promover a conscientização sobre a economia solidária e estimular práticas colaborativas entre os cidadãos goianos.

Antônio Gomide informa que a economia solidária é um conceito que busca construir uma sociedade mais justa, sustentável e democrática, fundamentada em práticas econômicas de cooperação, autogestão e solidariedade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), essa abordagem visa combater desigualdades sociais e o desemprego por meio de ações coletivas nos empreendimentos.

O deputado aponta que no Brasil existem milhares de iniciativas de economia solidária, abrangendo desde cooperativas de reciclagem até grupos de agricultura familiar, cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e produtores de alimentos orgânicos. Tais empreendimentos não apenas geram renda e trabalho para milhões de pessoas, mas também contribuem para a preservação ambiental e a valorização da cultura local.

"Ao escolher o dia 15 de dezembro para a celebração, o projeto presta homenagem a Chico Mendes, líder sindical e ativista da economia solidária, assassinado em 1988 por sua defesa incansável dos trabalhadores e da preservação da floresta amazônica. A data visa incentivar a participação ativa da sociedade civil, poderes públicos, universidades, meios de comunicação e outros atores sociais na construção de políticas públicas que apoiem e estimulem a economia solidária em Goiás", salienta Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.