Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins garante a Quirinópolis título de Capital Goiana da Chica Doida

21 de Novembro de 2023 às 15:21
Paulo Cezar Martins garante a Quirinópolis título de Capital Goiana da Chica Doida

O que era uma tradição agora é lei. O Executivo estadual sancionou projeto de lei de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que confere ao município de Quirinópolis o título de Capital Goiana da Chica Doida. A Lei nº 22.405, de 20 de novembro de 2023, já está em vigor, após ser sancionada pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado.

Paulo Cezar, que é filho de Quirinópolis, explica que o título foi uma forma de homenagear uma das principais tradições da cidade onde nasceu. “Na minha infância, meus pais me levavam para deliciar a Chica Doida, verdadeira paixão quirinopolina”, pontua.

A receita da Chica Doida, prato à base de milho típico da culinária goiana, tem mais de 70 anos e foi criada pelo casal Petronilha Ferreira Cabral e João Batista da Rocha, em Quirinópolis, no Sudoeste goiano.

Narram os pioneiros de Quirinópolis que Petronilha estava com a família fazendo pamonhas quando acabou a palha de milho usada para envolver a massa. Ela conversou com o marido, que sugeriu que ela inventasse um novo prato tendo o preparo de milho como base. À massa de pamonha já pronta Petronilha adicionou cebola, alho, sal, queijo, linguiça e jiló. Uma senhora que morava com a família, de nome Francisca, teria colocado muita pimenta malagueta no preparo e acabou inspirando o nome do novo prato.

Petronilha foi passando a receita para vizinhas, filhas e amigas, até que o prato se popularizou. Com o passar dos anos, ele se tornou conhecido, não só em Quirinópolis, mas em todo o Estado. Com base no preparo original, foram criadas variações com frango, carne seca, sem pimenta e outros ingredientes. “Essa linda história agora se fecha, com Quirinópolis recebendo definitivamente o título de Capital Goiana da Chica Doida”, arremata Paulo Cezar.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.