Rosângela Rezende e Comissão do Meio Ambiente marcam presença no plantio da 5ª Virada Ambiental

22 de Novembro de 2023 às 18:40

Nesta quarta-feira, 22, Dia Estadual da Consciência Ambiental, a deputada Rosângela Rezende e a equipe da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos estiveram no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, em Goianápolis, para o evento de plantio da 5ª edição da Virada Ambiental.

O Programa, que visa contribuir para a neutralização de carbono e o despertar da consciência ambiental por meio do plantio de 1000 mudas de plantas nativas do Cerrado nos 246 municípios de Goiás, é fruto de uma parceria entre a Comissão, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e diversos outros parceiros.

No evento, também estiveram presentes: o subsecretário de Planejamento, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, José Bento da Rocha; o professor e idealizador da Virada Ambiental, Emiliano Godoi; a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato; o prefeito de Itauçu e representante da Associação Goiana de Municípios (AGM), Clayton Melo; o diretor de Assistência Técnica da Emater, Anselmo Teixeira; e o professor e ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

Dever cumprido

Em seu primeiro ano à frente da Comissão de Meio Ambiente, a deputada Rosângela celebrou o sucesso da iniciativa, cuja edição vem sendo gestada desde fevereiro.  “Foi uma manhã de muita alegria e realização pela concretização desse projeto que abraçamos no início do ano, no comecinho do nosso mandato, e agora chegamos ao ‘Dia D’ com 200 municípios goianos cadastrados e mais 17 estados participando”.

O professor Emiliano Godoi, idealizador do Programa, agradeceu aos alunos presentes no plantio e destacou a importância da continuidade do projeto pelas próximas gerações. Segundo ele, nas últimas 4 edições, a Virada somou mais de 2 milhões de mudas plantadas. “É uma semente que encontrou solo fértil, com a ajuda de muitos parceiros e, por isso, vai continuar florescendo”, acrescentou.

Para Rosângela, o evento foi um momento de confirmação do poder da ação coletiva para a conscientização e preservação do Cerrado e do meio ambiente. “A Virada Ambiental é a nossa luta pelo Cerrado e por todos os biomas vivos!”, finalizou

Plantio continua

Os municípios que aderiram ao Programa realizarão eventos individuais de plantio. Neste sábado, 25, a deputada estará presente em Santa Rita do Araguaia e a na sua cidade natal de Mineiros para acompanhar o plantio simbólico das mudas.

Mais informações podem ser encontradas no perfil oficial da Virada Ambiental no Instagram: @viradaambiental.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).