Rosângela Rezende realiza Sessão Solene para homenagear agentes que promovem a economia circular

27 de Novembro de 2023 às 15:31

Na última sexta-feira, 24 de novembro, aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa uma Sessão Solene em homenagem aos agentes que promovem a economia circular no estado de Goiás, modelo de desenvolvimento pautado pela otimização dos processos das cadeias de produção e consumo, com o objetivo de reciclar o máximo possível do que é comercializado pela indústria. A propositura partiu da deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que vem estreitando os laços com o terceiro setor na luta pela preservação do meio ambiente.

Para compor a mesa, foram convidados o gerente de Mobilização para Emprego, Renda e Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado da Retomada, Rafael Sôffa Rézio; a vereadora de Abadiânia, Kamila Cristiana Borges; a vereadora por Goianira, Kátia da Saúde; o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc, Marcos Pedro da Silva; o analista da OCB/GO, Emanuell Lopes Barros Oliveira; a professora do Colégio Polivalente, Pâmela Ferreira Coelho Silva; e o proprietário da empresa de reciclagem Ten Caten, Yuri Ten Caten.

Durante a abertura da sessão, a deputada Rosângela Rezende (Agir) destacou a importância do papel que os homenageados desempenham nesse processo. “A sociedade brasileira está pouco ciente da necessidade de adotar hábitos sustentáveis não só com o gasto de água e energia, mas, também, com o modo como descartamos nosso lixo. Diante dessa realidade, fica ainda mais evidente a importância do papel dos catadores e das cooperativas, já que grande parte do que conseguimos fazer na reciclagem, é graças às pessoas que estão aqui hoje”, ressaltou ela.

Responsabilidade ambiental

Ao todo, foram recebidos 50 profissionais entre gestores, empreendedores e membros de cooperativas, que fazem parte dessas atividades em Goiás. Entretanto, o gerente Rafael Sôffa, da Secretaria de Estado da Retomada, frisou em sua fala a necessidade da participação ativa dos cidadãos para que o trabalho dos agentes possa ser feito. “Não adianta oferecer todo o apoio, se o reciclável não chegar às cooperativas, por isso é preciso pedir à sociedade que faça a separação adequada do seu lixo”, lembrou ele ao apontar que é preciso contar com a mobilização de todos quando o assunto é preservação ambiental.

A professora Pâmela Ferreira, relatou a experiência de alunos e professores na execução do Projeto Seletiva, uma iniciativa de educação ambiental que partiu de dentro do Colégio Polivalente Antônio Carlos Paniago, em Mineiros, para acolher e movimentar toda a comunidade em uma ação comum. Professores, pais e alunos construíram um container, transformando a escola em um ponto de coleta para toda a cidade. Desde setembro, quase 200 quilos de material reciclável foram coletados na escola e, de acordo com a professora, a meta do projeto é expandir-se por todas as escolas do município.

Seja nas cooperativas de reciclagem, nos cargos de gestão ambiental dos municípios ou em iniciativas sociais que estimulem a consciência ambiental, os agentes responsáveis pelo crescimento da economia circular no estado foram convidados para falar sobre suas contribuições, inspirar pessoas e receber parte do reconhecimento pelo seu trabalho. Nas palavras do analista da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás, “a economia circular é um contraponto à economia predatória, que explora, que degrada, se preocupando com o bem-estar social e com o meio ambiente. Isso começa na nossa casa e na nossa concepção de vida, fazer parte desse trabalho é uma honra”.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).