Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide que cria bibliotecas comunitárias em Goiás foi sancionado pelo Governo

27 de Novembro de 2023 às 16:03
Projeto de Antônio Gomide que cria bibliotecas comunitárias em Goiás foi sancionado pelo Governo

Virou lei o projeto do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que institui a Política Estadual de Criação de Bibliotecas Comunitárias em Goiás. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás, em outubro, e sancionado pela Governadoria na última segunda-feira, 20.

Antônio Gomide salienta que o projeto tem como objetivo incentivar a leitura, possibilitando o acesso à cultura e à educação através de livros, periódicos, jornais, revistas, gibis e outros materiais com finalidade pedagógica. Serão contempladas, sobretudo, comunidades com acesso precário às bibliotecas.

A lei visa “implantar bibliotecas comunitárias em todo o Estado de Goiás, facilitar o acesso da população a livros didáticos, de pesquisa e literários, assim como a eventuais meios tecnológicos e afins, e ensejar o amadurecimento das relações sociais, proporcionando o crescimento pessoal dos cidadãos por meio do incentivo à leitura”.

O deputado destaca que as bibliotecas comunitárias deverão ser instaladas em prédios e locais públicos ou privados, mediante prévia autorização, nos termos da Secretaria de Estado de Educação.

“Para o desenvolvimento dessa política poderão ser celebrados convênios e parcerias com prefeituras, universidades, instituições, e outras entidades públicas, além da iniciativa privada”, argumenta Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.