Julio Pina homenageia servidores públicos em sessão solene

29 de Novembro de 2023 às 10:42
Julio Pina homenageia servidores públicos em sessão solene

Nessa terça-feira, 28, o Plenário Iris Rezende Machado foi palco de mais uma sessão solene extraordinária para homenagear pessoas que dão sua contribuição para o desenvolvimento de Goiás. Proposta por Julio Pina (Solidariedade) e aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), policiais militares e desembargadores foram condecorados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e profissionais de três segmentos receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

Além do propositor da homenagem, que presidiu a sessão, compuseram a mesa dos trabalhos: o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), que também indicou homenageados; a médica Cristiane de Jesus Nascimento; os desembargadores Heber Carlos de Oliveira, Algomiro Carvalho Neto e Donizete Martins de Oliveira; o psiquiatra Danilo Fioronto Campos; o médico clínico Eldes José Martins; a primeira-dama de Cromínia, professora Kelly Cardoso; e a engenheira civil Patrícia Perpétua de Souza.

Em seu discurso de abertura, o deputado Julio Pina falou da emoção de reencontrar vários amigos que, por conta da dinâmica de vida corrida, não consegue dar a atenção devida. Ele ressaltou a importância da homenagem para a Casa. E pontuou que gostaria de homenagear todos os profissionais de todas as áreas, pois todos têm sua contribuição para a construção do Estado de Goiás e do país.

O parlamentar destacou que os profissionais da educação merecem um reconhecimento especial, já que, sem essa categoria, as outras também não existiriam. “Tudo vem de vocês. É por vocês, profissionais da educação, que estamos aqui.”

Muito a avançar

Julio Pina ainda sublinhou que muito há que se avançar em todas as áreas profissionais, dando, como exemplo, o pagamento do piso salarial para a enfermagem, entre tantos outros desafios e, também por isso, a homenagem é mais que justa. “Eu sei que o nosso governador tem tido uma atenção especial com a nossa segurança pública, mas carece de mais atenção ainda, sei que precisa de mais oportunidade também para quem mais precisa ter acesso à saúde. E nós temos vários profissionais que muitas vezes se desdobram para atender, muitos deles até voluntariamente. (...) Então faltam-me palavras para agradecer a cada um de vocês.”

Em seguida, Wagner Neto falou aos presentes, destacando o currículo dos homenageados. Neto disse se sentir honrado em entregar as maiores comendas do Legislativo, segundo ele, reservadas àqueles cuja contribuição a nossa sociedade é inestimável, cidadãos exemplares, cujas realizações engrandecem nosso Estado. "São nomes que marcaram nossa história pela luta incansável, pelo avanço de nossa comunidade, cada um em sua área de atuação.”

Na sequência da solenidade, os nove homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira foram chamados para receber a comenda: Carlos Alexandre Lemos Moraes (1º Sargento PM), Gustavo Borges (soldado), Hugo Vinícius Andrade (3º sargento), Marcos Vinícius Taveira de Morais (2º sargento), Melks Batista Coutinho (Cabo PM), Algomiro Carvalho Neto (desembargador), Donizete Martins de Oliveira (desembargador), Carlos Henrique do Prado Barbosa (médico veterinário) e Cléber Leandro Rodrigues (delegado da Polícia Civil),.

Atenção ao interior

Em seguida, o médico Lucas Machado Silva recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos homenageados. O profissional fez os agradecimentos de praxe e contou que atua no interior do Estado, pedindo aos deputados que não percam a característica municipalista que marca a atual legislatura.

“Isso é muito importante para nós. O povo não está na União, não está no Estado. A população está nos municípios. (...) Nunca deixem essa população carente de vocês. É lá, na linha de frente, que as emendas, os recursos precisam chegar para que tenha a medicação para o paciente, para que cheguem os livros, os tablets, toda a infraestrutura, nas ampliações, nas reformas das escolas. É lá que tudo precisa acontecer. Isso gera progresso, isso educa, salva vidas”, disse Silva.

O militar Carlos Alexandre Lemos Moraes destacou o progresso que a força policial a qual pertence tem tido, segundo ele, em função do investimento crescente nos últimos anos. “Isso se deve à educação continuada, especialização, armamento, treinamento e valorização humana. E o reconhecimento que o nobre deputado hoje nos faz, nos motiva para melhorar a cada dia e tentar prestar um serviço melhor”, afirmou.

Em sua fala, o desembargador Donizete Martins de Oliveira ­destacou o empenho de Wagner Neto em elevar a Comarca de Itapuranga, de Entrância Inicial para Intermediária. E explicou que essa é uma grande conquista para a população da cidade, já que os juízes têm mais incentivos para permanecer na Comarca. “Um agradecimento especial ao deputado por essa luta e por essa vitória. E um agradecimento também por essa homenagem hoje. Muito obrigado.” Na continuidade da sessão, os homenageados receberam, das mãos dos parlamentares, o Certificado do Mérito Legislativo.

Gabinete Dep. Julio Pina Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).