Notícias dos Gabinetes
“Reparação histórica”, diz deputado Antônio Gomide sobre projeto que prevê pensão para filhos de pessoas com hanseníase
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) pontuou a importância da lei de sua autoria, aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, que prevê pagamento de pensão a famílias que tiveram pais acometidos por hanseníase. O parlamentar concedeu entrevista ao Programa Ação Parlamentar, da TV Alego, na noite de segunda-feira, 27.
“Reparação histórica. É um projeto para que o Estado possa reparar o erro cometido quando criou colônias e isolou famílias com hanseníase, gerando uma situação em que ficaram afastados de seus filhos. Assim, eles ficaram alijados do convívio social”, destacou o parlamentar.
Antônio Gomide reforça que o Estado, ao criar a Colônia Santa Marta e o Leprosário de Anápolis, cometeu um erro, já que a ciência mostra que não ajudava na doença e ainda separava a pessoa da família. “Houve uma segregação. A lei repara essa injustiça aos pais e aos filhos que foram segregados”, explica.
O projeto, de autoria de Antônio Gomide, foi aprovado em definitivo no dia 22 de novembro e institui pensão estadual especial a filhos de pessoas acometidas pela hanseníase. A compensação deverá ser superior a 1,5 salário mínimo.