Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer o samba no calendário cívico, cultural e turístico do Estado
Projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT) inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o dia do samba, a ser comemorado, anualmente, no dia 02 de dezembro, como forma de valorizar e divulgar o gênero musical.
O PL estabelece que o Poder Executivo deve incentivar a criação e manutenção de escolas de samba e grupos de samba de raiz em todo o Estado, como forma de preservar e difundir as manifestações culturais e artísticas relacionadas ao samba.
Para isso, o projeto prevê a instituição do Programa Estadual de Fomento ao Samba, que tem por objetivo incentivar projetos culturais e artísticos relacionados ao gênero, por meio da concessão de incentivos fiscais, financeiros e logísticos.
De acordo com a proposição, a implementação das ações decorrentes do PL será custeada por dotação orçamentária proveniente do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás – FUNDO CULTURAL, instituído pela Lei nº 15.633, de 30 de março de 2006, não eximindo a possibilidade de captação de recursos adicionais por meio de parcerias, convênios e outras fontes que possam contribuir para a consecução dos objetivos estipulados por essa lei.
Na justificativa do PL, Bia de Lima lembra que o samba é um gênero musical e cultural que faz parte da identidade brasileira e goiana, tendo influenciado a história e a cultura do nosso País e de nosso Estado.
“A Política de Promoção e Difusão do Samba no Estado de Goiás é uma forma de valorizar e preservar suas manifestações culturais e artísticas, incentivando a criação e manutenção de grupos de samba e escolas de samba em todo o Estado. Além disso, a promoção e difusão da cultura do samba pode contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural de Goiás, gerando emprego e renda para a população local”, enfatiza a deputada.