Deputado Antônio Gomide destaca importância da Fieg, Sesi e Senai em Goiás

05 de Dezembro de 2023 às 12:35
Deputado Antônio Gomide destaca importância da Fieg, Sesi e Senai em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) reforçou a importância da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi), durante sessão solene em homenagem às instituições na noite desta sexta-feira, 1, na Assembleia Legislativa.

Antônio Gomide apontou a importância da Fieg, que comemora 70 anos, para o desenvolvimento do estado. O parlamentar lembrou que através do trabalho da entidade, Goiás saltou para uma das maiores economias do país.

“Em todas as regiões do estado de Goiás, nós percebemos a contribuição do sistema FIEG, Senai, Sesi, para o desenvolvimento da nossa economia. São mais de 30 unidades operacionais na capital e no interior, organizadas na forma de escola, clubes, institutos, faculdades, que estão agora estrategicamente implantadas nos principais polos produtivos do estado”, afirmou.

O deputado ainda frisou que a missão das entidades na qualificação é importantíssima para manter o crescimento industrial do país. Principalmente no momento em que o governo do presidente Lula (PT) retoma a política de industrialização com incentivos à produção de veículos menos poluentes, através do Programa Nacional para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde que destina R$ 42 bilhões para o desenvolvimento da nossa indústria farmoquímica.

“Vale ressaltar que Goiás conta com um polo farmoquímico com 33 empresas, 21 delas em Anápolis que empregam mais de 11 mil trabalhadores e conta também com os polos de produção de veículos em Anápolis e na cidade de Catalão”, completou.

A deputada federal Adriana Accorsi (PT) ressaltou que fez questão de participar da homenagem por reconhecer o trabalho que a Fieg faz pelo desenvolvimento de Goiás. Ele pontuou que o estado foi um dos que mais se desenvolveu no último período, graças em parte à mobilização do setor produtivo pela entidade, no desenvolvimento, na busca de novas tecnologias.

“Para mim, a educação, o ensino profissionalizante, significa cuidar de vidas, realizar sonhos, como da minha filha Verônica, que estudou no Senac, fez design gráfico e hoje é a designer da IBM e do Banco do Brasil. Ela fez o aplicativo do Pix do Banco do Brasil, olha que orgulho. É um estudo de qualidade, de carinho com os estudantes e que busca realmente que eles tenham a possibilidade de realizar o sonho de um emprego digno, de uma vida digna para a sua família”, elogiou.

O vice-presidente da Fieg, André Baptista Lins Rocha, também ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento econômico, na qual a entidade tem uma atuação substancial em Goiás. Além disso, lembrou a necessidade de se investir em inovação e tecnologia, o que as parcerias com os governos municipais, estadual e federal são essenciais.

Anápolis
A diretora do Sesi Jundiaí, de Anápolis, Mariana Martins Mesquita, apontou que o desenvolvimento da economia somente acontece se houver o desenvolvimento da tecnologia e da educação. Por isso, a importância de entidades como a Fieg e o Sesi por permitir acesso de crianças e jovens a processos formativos que integram inovação e novas técnicas na formação intelectual.

A diretora do Sesi Jaiara, Nara Núbia da Costa, reforçou o trabalho conjunto da instituição com a prefeitura de Anápolis, iniciado a partir da gestão de Antônio Gomide como prefeito da cidade. Além disso, pontuou a vasta prestação de serviços que advém dessa parceria, com o trabalho dos colaboradores.

“A nossa unidade atende em média 1 mil alunos, que buscam capacitar e se desenvolver. Estamos preparando todos esses jovens para estarem integrados à sociedade e à indústria”, disse.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).