Notícias dos Gabinetes
Quatro propostas de Galindo recebem parecer favorável na CCJ
Marcando o fechamento da primeira quinzena de dezembro, quatro projetos de autoria do deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) receberam parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Conforme o parlamentar, as proposituras visam o desenvolvimento do Estado e o reconhecimento da história e cultura goianas.
Aprovado preliminarmente, o primeiro deles dispõe sobre o direito à isenção das tarifas no transporte intermunicipal coletivo de passageiros para os servidores públicos da área da saúde de Goiás. A medida tem como objetivo facilitar a locomoção dos profissionais que prestam atendimentos e auxiliam no cuidado com a vida de cada goiano.
Já o segundo dispõe sobre a aplicação do questionário M CHAT para realização do rastreamento de sinais precoces do autismo nas crianças com idade entre 16 e 30 meses, durante atendimentos em unidades de saúde públicas e privadas de Goiás. O intuito do parlamentar é que a avaliação permita intervenções precoces, o que pode ter um impacto significativo no desenvolvimento e na qualidade de vida das pessoas com autismo, como terapias comportamentais e educacionais.
Na sequência, as duas demais proposituras voltam-se à tradicional Festa do Divino Pai Eterno, realizada todos os anos na cidade de Trindade, região Metropolitana de Goiânia. Entre as diretrizes do primeiro projeto, está a instituição do Dia do Devoto do Divino Pai Eterno, a ser comemorado, anualmente, no primeiro domingo de julho, data em que se encerra os dez dias de festividade. No mesmo seguimento, a segunda proposta requer o registro do bem imaterial Romaria de Trindade como Patrimônio Cultural Goiano.
Galindo ainda acredita que a aprovação dos projetos permite a implementação efetiva de políticas públicas destinadas a resolver problemas específicos. Além disso, a sanção da Governadoria contribuirá para a proteção e preservação da identidade histórica e religiosa do Estado: “Buscamos e apresentamos melhorias para os mais diversos âmbitos. Nossa missão é trabalhar por Goiás e a aprovação desses projetos significaria muito para nossa gente”.