Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai coordenar audiência pública que discutirá a reestruturação do Plano de Carreira dos Servidores da Saúde
Nesta quarta-feira, 20, às 8 horas, na sala das comissões da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), acontecerá uma audiência pública para debater o projeto apresentado pelo Governo, que reestrutura o Plano de Carreira dos Servidores da Saúde do Estado.
Rubem, líder da bancada PT na Alego, convida os servidores públicos, gestores, pesquisadores, sociedade em geral e imprensa para participarem da reunião pública.
Para o deputado, a proposta do Poder Executivo vai impactar diretamente a vida profissional de cada trabalhador da saúde, ativos e, consequentemente, inativos (aposentados e pensionistas). Segundo ele, estudos realizados pelo Dieese, pelo SindsaúdeGO e pelo Sindicato dos Odontólogos de Goiás apontam falhas no projeto.
O deputado destaca que “há problemas graves na proposta do Governo que precisam ser corrigidos, pois, se nada for feito, cerca de três mil servidores do quadro transitório que compõem os técnicos em 11 áreas ficarão de fora, perderão recursos com uma carreira congelada em relação aos outros, justamente os que mais precisam. Sem as mudanças necessárias, os prejudicados podem chegar a cinco mil trabalhadores e isso é inaceitável”, alertou.
Os sindicatos representativos de várias categorias de trabalhadores da saúde reivindicam uma revisão da proposta apresentada pelo Governo que contemple, minimamente: 1 - Enquadramento pela letra e não pelo vencimento; 2 - Inclusão dos auxiliares no plano; 3 - Reajuste igual para todas as categorias; e 4 - Paridade para os aposentados que benefício garantido por lei.
O Governo deseja aprovar a proposta antes do Natal. Mauro diz que “aprovar um projeto desses a toque de caixa, sem as devidas discussões e aprimoramentos, é um absurdo. Nada justifica essa pressa em um projeto problemático”.