Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovado o projeto de Antônio Gomide que valoriza o meio ambiente e a pesquisa em Goiás

26 de Dezembro de 2023 às 09:49
Aprovado o projeto de Antônio Gomide que valoriza o meio ambiente e a pesquisa em Goiás

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, em primeira votação, na última sexta-feira, 22, o projeto de lei do deputado estadual Antônio Gomide (PT), que institui a Política de Pesquisa, Utilização e Valorização de Plantas Nativas do Cerrado. A proposta, que visa a promover a biodiversidade do Cerrado, foca na utilização de plantas nativas em projetos de arborização de espaços públicos.

Antônio Gomide aponta que o projeto de lei surge como resposta à preocupação crescente sobre o impacto do crescimento urbano nas áreas de biodiversidade, buscando suavizar as interrupções bruscas que as cidades muitas vezes representam para o meio ambiente. O texto visa a destacar a importância de políticas públicas orientadas para assegurar um equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação do meio ambiente.

O deputado visa a incentivar processo de valorização da biodiversidade do Cerrado por meio da inserção de plantas nativas em projetos de arborização de espaços públicos. Além disso, o projeto estabelece a produção preferencial de mudas dessas plantas pelos hortos florestais administrados por órgãos do governo estadual, fortalecendo a oferta de recursos para a arborização e promovendo a preservação da flora característica da região.

“Buscamos também estimular permanentemente a pesquisa, o estudo e a utilização de plantas nativas. Acreditamos que essas iniciativas irão envolver instituições e segmentos da sociedade goiana, contribuindo para a crescente valorização de espécies características da flora nativa. O projeto representa, assim, um passo significativo na construção de políticas públicas que unem desenvolvimento urbano e preservação ambiental”, diz Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.