Notícias dos Gabinetes
Em Itumbiara, Bia de Lima reforça necessidade de valorização dos trabalhadores da Educação
Cumprindo agenda em Itumbiara, no Sul goiano, a deputada Bia de Lima (PT) participou de diversas atividades nesta segunda-feira, 19. Em uma delas, uma entrevista na Rádio Módulo, a parlamentar voltou a defender a importância da valorização dos trabalhadores da Educação e a necessidade de se garantir o piso na carreira.
“Vamos aproveitar esse início de ano para que a gente tenha a reestruturação da carreira do Magistério, em Goiás, que durante a gestão do governador Caiado foi destruída. Professores em nível P3 e P4, que são os últimos, ganham praticamente a mesma coisa que professor nível 1, o que é um absurdo, porque dessa forma, quem estudou não tem valorização”, disse a deputada na entrevista.
Segundo ela, o atual Governo fez mudanças estruturais nas escolas, com prédios bonitos. No entanto, a um custo muito alto. “Os prédios estão novos e bonitos, mas a que custo? Ao custo da valorização dos professores e administrativos. E nós, do Sintego, não podemos compactuar com isso. Nós conseguimos um avanço importante no ano passado, que foi o plano de carreira para os administrativos após 17 anos, mas do professor não. Esperamos conseguir agora no início deste ano”, completou.
Audiência com o prefeito
Durante a visita, Bia de Lima se reuniu com o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, acompanhada da diretoria da Regional Sindical do Sintego. Foram discutidos pontos sensíveis à categoria da Educação no município.
“Viemos conversar com o prefeito e com vereadores sobre o projeto dos planos de carreira dos trabalhadores da Educação, que estão em tramitação na Câmara Municipal de Itumbiara. Também foi possível tirar dúvidas sobre a valorização dos profissionais, sobre a jornada de trabalho e vários outros pontos”, afirmou Bia.
De acordo com a deputada, o diálogo entre o sindicato e os poderes municipais deve continuar. “Esse diálogo continuará, já que o propósito é valorizar os trabalhadores dentro do que a prefeitura pode proporcionar. Vamos ouvir a categoria, levar a proposta do novo plano de carreira, como é que vamos dirimir o que está sendo discutido no Legislativo da cidade”, pontuou.
Agenda
No primeiro compromisso do dia, a parlamentar esteve na sede do Ministério Público para tratar sobre as perícias médicas realizadas no município.
Posteriormente, Bia visitou a nova sede da Regional Sindical do Sintego, entidade da qual é presidente. A nova unidade está sendo construída na cidade para melhor atender os filiados de quatro cidades (Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada e Itumbiara), além de quatro distritos (Almerindonópolis, Nilópolis, Meia Ponte e Sarandi).
Bia de Lima ainda se reuniu com o deputado estadual Gugu Nader (Agir), com a diretoria da Regional do Sintego e lideranças políticas municipais do Partido dos Trabalhadores, em que as eleições de 2024 foram o ponto de pauta.