Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima solicita entrega da Comenda Berenice Artiaga no próximo mês de março
Por meio de requerimento, apresentado nesta terça-feira, 20, a deputada Bia de Lima (PT) solicitou os procedimentos administrativos necessários para a realização da entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga, em sessão solene do dia 21 de março de 2024. Maior honraria do Mérito Legisltativo, a comenda também será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
“Essa é a maior honraria possível do Legislativo. É uma homenagem que nós queremos oferecer a mulheres que têm tido uma importância, uma relevância, no nosso Estado, e tanto eu quanto os demais deputados escolheremos os nomes das mulheres que serão prestigiadas”, disse ela.
“Dessa forma, como no dia 8 de março também é celebrado o Dia Internacional da Mulher, estamos fazendo uma sugestão de data para a entrega da homenagem, para que possamos destacar mulheres que têm feito a diferença na nossa história e no nosso Estado”, completa Bia de Lima.
Comenda Berenice Artiaga
A Comenda Berenice Teixeira Artiaga foi instituída, na Alego, por meio da Resolução nº 993, do dia 17 de fevereiro de 1998, para homenagear mulheres atuantes no Estado. É concedida uma vez por ano, sempre em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Quem foi Berenice Teixeira Artiaga
Berenice Teixeira Artiaga nasceu em 29 de janeiro de 1916, em Santa Cruz de Goiás, e faleceu em 8 de maio de 2012. Foi professora e funcionária pública. Em 1959, foi nomeada tabeliã, por concurso público, no 4º Tabelionato de Notas, em Goiânia, onde ficou até 1962. A partir de 1966, assumiu a Assessoria Fazendária da Prefeitura do Distrito Federal.
Na política, Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a chegar ao Parlamento na 2ª Legislatura (1951-1955), incluída na chapa do PSD, após o assassinato do seu esposo, Getulino Artiaga, no município de Nova Aurora.
Reeleita para a 3ª Legislatura (1955-1959), Berenice compôs a Mesa Diretora, ocupando a 1ª Secretaria (1956-1957) e a 4ª Secretaria (1958-1959).