Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima solicita entrega da Comenda Berenice Artiaga no próximo mês de março

21 de Fevereiro de 2024 às 08:09
Bia de Lima solicita entrega da Comenda Berenice Artiaga no próximo mês de março

Por meio de requerimento, apresentado nesta terça-feira, 20, a deputada Bia de Lima (PT) solicitou os procedimentos administrativos necessários para a realização da entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga, em sessão solene do dia 21 de março de 2024. Maior honraria do Mérito Legisltativo, a comenda também será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

“Essa é a maior honraria possível do Legislativo. É uma homenagem que nós queremos oferecer a mulheres que têm tido uma importância, uma relevância, no nosso Estado, e tanto eu quanto os demais deputados escolheremos os nomes das mulheres que serão prestigiadas”, disse ela.

“Dessa forma, como no dia 8 de março também é celebrado o Dia Internacional da Mulher, estamos fazendo uma sugestão de data para a entrega da homenagem, para que possamos destacar mulheres que têm feito a diferença na nossa história e no nosso Estado”, completa Bia de Lima.  

Comenda Berenice Artiaga
A Comenda Berenice Teixeira Artiaga foi instituída, na Alego, por meio da Resolução nº 993, do dia 17 de fevereiro de 1998, para homenagear mulheres atuantes no Estado. É concedida uma vez por ano, sempre em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Quem foi Berenice Teixeira Artiaga

Berenice Teixeira Artiaga nasceu em 29 de janeiro de 1916, em Santa Cruz de Goiás, e faleceu em 8 de maio de 2012. Foi professora e funcionária pública. Em 1959, foi nomeada tabeliã, por concurso público, no 4º Tabelionato de Notas, em Goiânia, onde ficou até 1962. A partir de 1966, assumiu a Assessoria Fazendária da Prefeitura do Distrito Federal.

Na política, Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a chegar ao Parlamento na 2ª Legislatura (1951-1955), incluída na chapa do PSD, após o assassinato do seu esposo, Getulino Artiaga, no município de Nova Aurora.

Reeleita para a 3ª Legislatura (1955-1959), Berenice compôs a Mesa Diretora, ocupando a 1ª Secretaria (1956-1957) e a 4ª Secretaria (1958-1959).

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.