Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai apurar denúncias sobre a existência de negociações avançadas para privatização do Samu e de mais 04 UPAS em Goiânia

23 de Fevereiro de 2024 às 14:00
Mauro Rubem vai apurar denúncias sobre a existência de negociações avançadas para privatização do Samu e de mais 04 UPAS em Goiânia

O deputado Mauro Rubem, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), afirmou ter recebido denúncias graves sobre conversações que já estariam bastante avançadas entre a Prefeitura de Goiânia e uma entidade privada para terceirizar a gestão do SAMU e das UPAS do Jardim Novo Mundo, da região Noroeste, Itaipu e Jardim América.

O deputado afirma que, segundo os relatos recebidos por ele, “a Prefeitura de Goiânia quer privatizar a urgência e a emergência, de forma sorrateira, a toque de caixa, contrariando decisão do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, portanto, isso seria uma ação criminosa. Vou averiguar”.

Rubem destacou que a privatização da saúde é um ralo de dinheiro público que vai embora sem atender à população de forma adequada. “Isso acontece porque o lucro passa a ser mais importante que a vida dentro do ambiente da saúde privatizada e ainda é uma forma de precarizar as relações trabalhistas de médicos e demais profissionais da saúde”.

Rubem citou como exemplos de desmontes da saúde pública causados pela terceirização o que têm acontecido em várias unidades que já tiveram a gestão privatizada, a exemplo do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e das maternidades municipais de Goiânia.

“Pergunte à população que precisa dessas unidades, aos acidentados em tratamento que são dispensados do dia para a noite sem concluir o tratamento, ou às mães, como é o atendimento que foi prometido e qual é o real tratamento que estão recebendo, você se lembra da greve nas maternidades há pouco tempo?”.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.