Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem vai apurar denúncias sobre a existência de negociações avançadas para privatização do Samu e de mais 04 UPAS em Goiânia
O deputado Mauro Rubem, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), afirmou ter recebido denúncias graves sobre conversações que já estariam bastante avançadas entre a Prefeitura de Goiânia e uma entidade privada para terceirizar a gestão do SAMU e das UPAS do Jardim Novo Mundo, da região Noroeste, Itaipu e Jardim América.
O deputado afirma que, segundo os relatos recebidos por ele, “a Prefeitura de Goiânia quer privatizar a urgência e a emergência, de forma sorrateira, a toque de caixa, contrariando decisão do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, portanto, isso seria uma ação criminosa. Vou averiguar”.
Rubem destacou que a privatização da saúde é um ralo de dinheiro público que vai embora sem atender à população de forma adequada. “Isso acontece porque o lucro passa a ser mais importante que a vida dentro do ambiente da saúde privatizada e ainda é uma forma de precarizar as relações trabalhistas de médicos e demais profissionais da saúde”.
Rubem citou como exemplos de desmontes da saúde pública causados pela terceirização o que têm acontecido em várias unidades que já tiveram a gestão privatizada, a exemplo do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e das maternidades municipais de Goiânia.
“Pergunte à população que precisa dessas unidades, aos acidentados em tratamento que são dispensados do dia para a noite sem concluir o tratamento, ou às mães, como é o atendimento que foi prometido e qual é o real tratamento que estão recebendo, você se lembra da greve nas maternidades há pouco tempo?”.