Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide solicita acompanhamento do Tribunal de Contas sobre a gestão financeira da saúde de Goiânia

11 de Dezembro de 2025 às 11:30
Antônio Gomide solicita acompanhamento do Tribunal de Contas sobre a gestão financeira da saúde de Goiânia

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) solicitou, nesta quinta-feira, 11, que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) seja ouvido pela Assembleia Legislativa antes da votação do novo pedido da Prefeitura de Goiânia para renovação do estado de calamidade pública na saúde. A solicitação do Executivo já tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o parlamentar reforçou que qualquer decisão precisa considerar os princípios da transparência e do controle fiscal.

Antônio Gomide lembrou que a Assembleia aprovou, em janeiro de 2025, o decreto que reconheceu a calamidade financeira e da saúde no município — decisão da qual ele foi contrário. O parlamentar destacou que o decreto determina que a Câmara Municipal realize, a cada dois meses, audiência pública para avaliar relatórios fiscais e a execução orçamentária das medidas adotadas pela prefeitura. Segundo ele, antes de discutir a renovação da calamidade, é necessário saber se essas audiências ocorreram e quais foram os resultados.

“Precisamos ouvir o Tribunal de Contas, que é responsável pelo acompanhamento das contas financeiras da gestão fiscal da prefeitura de Goiânia”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que a análise técnica é necessária para que a Assembleia tome uma decisão responsável e baseada em dados concretos. “O mínimo que precisamos fazer é perguntar à Câmara Municipal se a audiência prevista em decreto foi realizada. Só assim poderemos votar com clareza sobre a prorrogação da calamidade”, concluiu.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.