Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto de relatoria do deputado Cristiano Galindo que cria delegacia de crimes raciais em Goiás
O deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) foi o relator do processo que institui, na estrutura organizacional da Delegacia-Geral da Polícia Civil, a criação da Delegacia Estadual de Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e de Intolerância (DEACRI). A propositura tem deve-se ao aumento do registro de denúncias em casos de racismo e injúria racial, que cresceram em 48% em relação a 2022, segundo o Anuário de Segurança, publicado no ano passado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Apresentando o parecer favorável à proposta, o parlamentar defende que a instalação da DEACRI é um marco no combate ao preconceito racial, além de possibilitar uma coleta especializada de dados sobre estes crimes. Ainda de acordo com o relatório, essa alteração não gerará impacto orçamentário-financeiro nas contas do Estado.
A medida teve aprovação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Administração do Estado (SEAD). Agora, o projeto se encaminha para a aprovação em primeira e segunda votação na Casa e parte, então, para a sanção da Governadoria.