Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lei que beneficia pacientes mastectomizadas entra em vigor em 60 dias

05 de Março de 2024 às 10:58
Lei que beneficia pacientes mastectomizadas entra em vigor em 60 dias

A estimativa é de que entre em vigor, em 60 dias, a Lei Ordinária 22.341/23, de 22 de outubro do ano passado, que dá à paciente que retirou as mamas ou parte delas o direito de ter um acompanhante durante o seu período de internação e também no pós-operatório em todas as instituições de saúde, públicas ou privadas de Goiás. Pela lei, a unidade de saúde ainda é obrigada a disponibilizar alimentação e um leito para que o acompanhante possa repousar enquanto cuida do paciente operado.

A lei se estende também aos pacientes que se submeterem a demais cirurgias e procedimentos equivalentes à mastectomia (retirada total de uma ou de ambas as mamas) e da quadrantectomia (retirada parcial de uma mama ou de ambas). 

Amilton Filho justifica seu projeto pelo fato de que tais pacientes, no período de sua internação para a realização do procedimento e no pós-operatório, apresentam, muitas vezes, severas dificuldades para se alimentar, vestir-se e se locomover. “Muitas pacientes não conseguem executar essas tarefas, por isso necessitam do acompanhamento físico de outra pessoa que os ajude e esteja presente o tempo todo”, explicou Amilton. 

O projeto de lei de Amilton Filho tramitou na Assembleia Legislativa por oito meses em 2023, desde a sua propositura até sua aprovação e posterior sanção do governador Ronaldo Caiado (UB), em 22 de outubro.

Equipe de Comunicação

Amilton Filho – Deputado Estadual

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.