Lineu Olimpio celebra entrada da Coroa do Divino Espírito Santo na Alego e lança Comenda Cavalhadas de Goiás

06 de Março de 2024 às 17:07

Na manhã de hoje, 06, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco de uma celebração única, marcando um momento histórico para o Estado. Após uma emocionante missa em honra ao Divino Espírito Santo, o deputado estadual Lineu Olimpio (MDB), demais deputados estaduais e autoridades locais se reuniram para testemunhar a entrada, pela primeira vez, da coroa do Divino Espírito Santo de Jaraguá nas dependências do Parlamento estadual.

O deputado estadual Lineu Olimpio discursou sobre a importância desse marco significativo. "A festividade do Divino Espírito Santo no Estado de Goiás e a instituição do circuito das Cavalhadas representam a essência da identidade cultural na nossa região. Por isso, anuncio oficialmente o lançamento da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, uma homenagem destinada a reconhecer aqueles que contribuem para a preservação e grandiosidade dessas tradições", afirmou o deputado.

Este ano marca o início da entrega dessa honraria, no dia 6 de maio e a ser realizada anualmente, 13 dias antes da celebração de Pentecostes. A Comenda, representada por uma bela medalha com as cores simbólicas do Estado de Goiás, será concedida a 30 pessoas anualmente, em reconhecimento ao seu empenho na realização das festividades das Cavalhadas em seus municípios. O processo de seleção dos homenageados será criteriosamente avaliado por uma comissão composta por membros da Assembleia Legislativa de Goiás, da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, da Comissão de Turismo, do Conselho Estadual de Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das prefeituras municipais envolvidas no circuito das Cavalhadas.

"A expectativa é de que essa Comenda não apenas reconheça o valioso trabalho realizado por essas importantes pessoas, mas também sirva como um estímulo para aqueles que se dedicam à preservação e promoção das tradições culturais de Goiás", concluiu Lineu Olimpio.

.

Gabinete Dep. Lineu Olimpio Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).