Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa de reunião com o Governo sobre a crise na UEG
O deputado Mauro Rubem (PT) esteve, na manhã desta sexta-feira, 8, na sede do Governo do Estado, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em reunião com o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, e equipe, juntamente com os deputados Antônio Gomide e Bia de Lima, ambos do PT, para cobrar ações por parte do govenador Caiado para sanar os graves problemas que envolvem a Universidade Estadual de Goiás (UEG), como financiamento e as distorções da carreira dos docentes e técnicos. Outros 7 parlamentares também estiveram presentes.
Todos os problemas levaram os profissionais da educação a decretarem greve no dia 1º de março. A tensão entre Governo e trabalhadores da UEG ficou maior depois que a Procuradoria do Estado conseguiu uma liminar criminalizando a greve. Expedida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), no último dia 06 de março, houve a determinação de uma multa diária de R$ 100 mil reais caso o movimento não fosse encerrado.
No dia 07, em assembleia geral, a Associação dos Docentes da UEG (Adueg Seção Sindical) informou a suspensão da greve e comunicou que entrará com recurso contra a liminar, já que não houve qualquer desrespeito à legislação de greve.
O representante governamental prometeu enviar uma proposta em 30 dias à Alego, levando-se em conta toda a pauta apresentada pelos trabalhadores e também pela Frente Parlamentar. Para o deputado Gomide “é necessário manter a mobilização”. Rubem destacou que, “somente com luta e mobilização, é que os trabalhadores vão conseguir a vitória”.
Mauro Rubem é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Estadual de Goiás que tem na presidência o deputado Antônio Gomide (PT).