Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Gustavo Sebba institui o Programa Mães na Escola em Goiás

11 de Março de 2024 às 17:07
Projeto do deputado Gustavo Sebba institui o Programa Mães na Escola em Goiás

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em votação definitiva, a proposição n° 771/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que visa instituir o Programa Mães na Escola. A medida foi aprovada na última quinta-feira, 6 de março. O programa tem como objetivo principal promover e apoiar a amamentação infantil, garantindo a reserva de espaços adequados nas escolas estaduais goianas.

Entre os objetivos do Programa Mães na Escola estão a promoção da proteção integral das crianças e adolescentes, a garantia da convivência familiar e comunitária, o asseguramento do direito ao aleitamento materno e a redução da evasão escolar entre mães adolescentes.

De acordo com a lei aprovada, as escolas e creches públicas estaduais estão autorizadas a instalar salas de apoio à amamentação e convivência familiar, destinadas ao uso de acadêmicos, funcionários, empregados, pais e mães de alunos. Essas salas devem ser instaladas em áreas apropriadas das instituições de ensino, equipadas com os recursos necessários e seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o tema.

“O projeto fundamenta-se na necessidade de combater a evasão escolar causada pela gravidez na adolescência, oferecendo um ambiente propício para a amamentação e contribuindo para o bem-estar das jovens mães e a proteção integral das crianças e adolescentes”, explicou Gustavo.

Além disso, o Programa Mães na Escola poderá receber recursos por meio de emendas individuais inseridas pelos parlamentares ao orçamento do Estado de Goiás.

“Considerando a ocorrência comum de gravidez na adolescência no Brasil, que muitas vezes está associada à evasão escolar, a disponibilização de um espaço adequado para amamentação certamente contribuirá para o bem-estar das jovens mães e para a proteção integral das crianças e adolescentes”, justificou o autor da lei.

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.