Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Dezenas de mulheres serão homenageadas pelo deputado Karlos Cabral em sessão solene itinerante que acontece em Rio Verde

14 de Março de 2024 às 17:01
Dezenas de mulheres serão homenageadas pelo deputado Karlos Cabral em sessão solene itinerante que acontece em Rio Verde

Na próxima sexta-feira, 15, a partir das 18h30, o auditório Jatobá do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde/GO será palco de uma solenidade que celebra a força e a resiliência das mulheres goianas: a sessão solene em homenagem às mulheres, com a entrega da Comenda Chica Machado.

Idealizada pelo deputado Karlos Cabral (PSB), a cerimônia itinerante reconhece o trabalho de mulheres de diferentes áreas de atuação que lutam pelo fortalecimento do protagonismo feminino em nosso estado. Mais de 140 mulheres de Rio Verde e região receberão a comenda, símbolo da bravura e do legado de Chica Machado, mulher negra que lutou por sua liberdade e libertou outros escravos no século XVIII.

A sessão solene em homenagem às mulheres e a entrega da Comenda Chica Machado representam um marco histórico para as mulheres goianas homenageadas. É um reconhecimento público e simbólico de suas lutas, conquistas e contribuições para o desenvolvimento do estado em diversas áreas.

A homenagem criada pelo deputado Karlos Cabral teve sua primeira edição em 2019 na Assembleia Legislativa, já em 2023 foi itirante em Rio Verde e agora neste ano de 2024 será realizada novamente no município do Sudoeste goiano.

Reconhecimento e inspiração

“É com imensa admiração que celebramos a trajetória de mulheres que inspiram e transformam nossa sociedade”, afirma o deputado Karlos Cabral. “Elas são exemplos de superação e força, abrindo caminhos para a construção de um futuro mais justo e igualitário. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam todas dificuldades impostas e contribuem significativamente pelo desenvolvimento do estado”, afirma o propositor da homenagem.

A solenidade também marca o Dia Internacional da Mulher, lembrando a importância da luta por igualdade de direitos e oportunidades. “As mulheres goianas são protagonistas no desenvolvimento do Estado, atuando em diversas áreas com talento, dedicação e sensibilidade”, destaca Karlos Cabral. “Sua participação ativa na política, educação, saúde, cultura, economia, empreendedorismo, no cuidado do lar e no amor às suas famílias é fundamental para o progresso de todos”, ressalta.

A força do legado de Chica Machado

A Comenda Chica Machado homenageia a história de uma mulher negra que desafiou as convenções de sua época. Ex-escravizada, Chica lutou por sua liberdade e a de outros, tornando-se uma figura emblemática da resistência e da superação.

Por volta de 1750, Chica Machado viveu no arraial de Cocal, no norte de Goiás, hoje área próxima à Niquelândia. A pesquisadora Adélia Freitas da Silva publicou “Chica Machado: Um Mito Goiano’, livro em que registra a história e a admiração que moradores da região ainda têm pela figura. Negra e ex-escrava, tornou-se uma mulher poderosa e influente após se casar com um comerciante português, com quem teve seis filhos. Detentora de muito ouro, usava a fortuna para alforriar escravos.

Um de seus filhos era Silvestre Álvares da Silva, conhecido como Padre Silvestre, primeiro deputado por Goiás. Homem negro e culto, foi o único representante de Goiás na Constituinte de 1823. 

Chica Machado transcende definições simplistas. Mais do que um reflexo da mulher forte, destemida, irrepreensível, empoderada e caridosa, ela é a personificação da alma indomável que desafia as convenções e conquista sua liberdade.

Em uma época envolta em trevas de preconceito racial e de gênero, Chica Machado ascendeu como um farol de esperança. Sua força interior, inabalável diante das adversidades, a impulsionou a romper as barreiras impostas à sua condição de mulher negra e ex-escrava.

Seu legado transcende o tempo e o espaço, tornando-se um patrimônio histórico de Goiás. Sua história ecoa como um hino à liberdade e à justiça, inspirando a sociedade goiana.

Chica Machado não apenas representa a força da mulher, mas também a capacidade de superação do ser humano. Sua trajetória demonstra que, mesmo em face da opressão, a alma indomável pode triunfar e alcançar a liberdade.

Serviço:

  • O que: Sessão solene em homenagem às mulheres com entrega da Comenda Chica Machado
  • Quando: Sexta-feira, 15 de março de 2024, às 18h30
  • Onde: Auditório Jatobá do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde/GO

 

 

Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.