Notícias dos Gabinetes
Dezenas de mulheres serão homenageadas pelo deputado Karlos Cabral em sessão solene itinerante que acontece em Rio Verde
Na próxima sexta-feira, 15, a partir das 18h30, o auditório Jatobá do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde/GO será palco de uma solenidade que celebra a força e a resiliência das mulheres goianas: a sessão solene em homenagem às mulheres, com a entrega da Comenda Chica Machado.
Idealizada pelo deputado Karlos Cabral (PSB), a cerimônia itinerante reconhece o trabalho de mulheres de diferentes áreas de atuação que lutam pelo fortalecimento do protagonismo feminino em nosso estado. Mais de 140 mulheres de Rio Verde e região receberão a comenda, símbolo da bravura e do legado de Chica Machado, mulher negra que lutou por sua liberdade e libertou outros escravos no século XVIII.
A sessão solene em homenagem às mulheres e a entrega da Comenda Chica Machado representam um marco histórico para as mulheres goianas homenageadas. É um reconhecimento público e simbólico de suas lutas, conquistas e contribuições para o desenvolvimento do estado em diversas áreas.
A homenagem criada pelo deputado Karlos Cabral teve sua primeira edição em 2019 na Assembleia Legislativa, já em 2023 foi itirante em Rio Verde e agora neste ano de 2024 será realizada novamente no município do Sudoeste goiano.
Reconhecimento e inspiração
“É com imensa admiração que celebramos a trajetória de mulheres que inspiram e transformam nossa sociedade”, afirma o deputado Karlos Cabral. “Elas são exemplos de superação e força, abrindo caminhos para a construção de um futuro mais justo e igualitário. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam todas dificuldades impostas e contribuem significativamente pelo desenvolvimento do estado”, afirma o propositor da homenagem.
A solenidade também marca o Dia Internacional da Mulher, lembrando a importância da luta por igualdade de direitos e oportunidades. “As mulheres goianas são protagonistas no desenvolvimento do Estado, atuando em diversas áreas com talento, dedicação e sensibilidade”, destaca Karlos Cabral. “Sua participação ativa na política, educação, saúde, cultura, economia, empreendedorismo, no cuidado do lar e no amor às suas famílias é fundamental para o progresso de todos”, ressalta.
A força do legado de Chica Machado
A Comenda Chica Machado homenageia a história de uma mulher negra que desafiou as convenções de sua época. Ex-escravizada, Chica lutou por sua liberdade e a de outros, tornando-se uma figura emblemática da resistência e da superação.
Por volta de 1750, Chica Machado viveu no arraial de Cocal, no norte de Goiás, hoje área próxima à Niquelândia. A pesquisadora Adélia Freitas da Silva publicou “Chica Machado: Um Mito Goiano’, livro em que registra a história e a admiração que moradores da região ainda têm pela figura. Negra e ex-escrava, tornou-se uma mulher poderosa e influente após se casar com um comerciante português, com quem teve seis filhos. Detentora de muito ouro, usava a fortuna para alforriar escravos.
Um de seus filhos era Silvestre Álvares da Silva, conhecido como Padre Silvestre, primeiro deputado por Goiás. Homem negro e culto, foi o único representante de Goiás na Constituinte de 1823.
Chica Machado transcende definições simplistas. Mais do que um reflexo da mulher forte, destemida, irrepreensível, empoderada e caridosa, ela é a personificação da alma indomável que desafia as convenções e conquista sua liberdade.
Em uma época envolta em trevas de preconceito racial e de gênero, Chica Machado ascendeu como um farol de esperança. Sua força interior, inabalável diante das adversidades, a impulsionou a romper as barreiras impostas à sua condição de mulher negra e ex-escrava.
Seu legado transcende o tempo e o espaço, tornando-se um patrimônio histórico de Goiás. Sua história ecoa como um hino à liberdade e à justiça, inspirando a sociedade goiana.
Chica Machado não apenas representa a força da mulher, mas também a capacidade de superação do ser humano. Sua trajetória demonstra que, mesmo em face da opressão, a alma indomável pode triunfar e alcançar a liberdade.
Serviço:
- O que: Sessão solene em homenagem às mulheres com entrega da Comenda Chica Machado
- Quando: Sexta-feira, 15 de março de 2024, às 18h30
- Onde: Auditório Jatobá do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde/GO